Participantes falam sobre sazonalidade dos empreendimentos de lazer
(foto: Filip Calixto)

O painel Desafios da Hotelaria de lazer em Minas Gerais deu continuidade às atividades da 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira. Mediada por Marcelo Oliveira, professor e diretor da consultoria Gestur, a atividade destacou as maneiras de driblar a baixa ocupação dos empreendimentos de lazer durante a semana, e ainda contou com Alice Rocha, gerente Comercial do Águas de Santa Bárbara, Tatiane Alves, gerente do Solar do Rosário, Patrick Cardoso, Sesc Estalagem Ouro Preto, e Gustavo Serras, do Hotel Cabeça de Boi. 

Sobre os mecanismos para ocupar seus apartamentos, os debatedores fizeram discursos parecidos e alegaram procurar empresas com demandas de eventos fechados e oferecer tarifas promocionais para alcançar clientes em períodos de férias.

Outro ponto salientado foi a importância dos dados anuais do hotel para saber que períodos procurar preencher. "Cada empreendimento ou cidade tem sua forma de agir e sua sazonalidade. A partir disso as estratégias têm que ser montadas, colocando ações promocionais, buscando clientes", relata Marcelo Oliveira. "Sabemos que nosso produto é perecível e uma noite perdida não volta mais e ocupar esses quartos em períodos que sabermos ser de baixa procura é o nosso desafio", complementa.

Gustavo Serras fez coro com o representante da Gestur e falou que, sobretudo, o conhecimento de mercado é o que pode solucionar o problema da ociosidade. "Temos que conhecer as características do lugar no qual trabalhamos. Isso traz as ferramentas para trazer novos clientes e manter o hotel ocupado.

O painel seguiu debatendo o tema e tocando na postura dos departamentos comerciais de hotéis de lazer.

A atividade complementou a grade de programação do evento mineiro que termina hoje (28).

Serviço
www.encontrohotel.com.br