Acácio Pinto, da Vert Hotéis
(foto: Filip Calixto)

Planejamento. Essa foi a palavra chave da palestra Retrofit: Uma questão de sobrevivência, ministrada por Acácio Pinto, diretor de Operações da Vert Hotéis, e apesar de parecer óbvia foi a questão que elucidou o discurso do executivo no 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, realizado em Ouro Preto. "Planejar antes de iniciar qualquer reforma é o que vai resolver as pendências do seu hotel. Mas falo de um planejamento muito maior do que pensar somente nos gastos. Falo de levar em consideração o que mais toma capital dos hotéis, a evasão de receitas. Qualquer plano de retrofit tem que levar isso em consideração", esclarece.

Como uma das principais causas da evasão de receitas, Pinto apontou outra falha de planejamento de alguns hoteleiros, o pouco conhecimento do calendário do destino. Segundo ele, não levar em consideração os eventos e acontecimentos que o município recebe pode fazer com que o meio de hospedagem deixe de ganhar exatamente por realizar obras na época errada.

"Alguns hoteleiros, por desconhecer o calendário local, acabam esclhendo momentos que poderiam faturar com operação para fazer reformas e acabam perdendo clientes com quartos fechados", comenta.

Ainda durante a fala, o palestrante listou três motivos para a realização do retrofit. "Vou citar três razões para que um hotel realize essas movimentações de modernização. A primeira delas é alavancar diária média, taxa de ocupação e fomentar vendas. A segunda é manter o hotel atualizado, o que gera fidelização. E a terceira é a própria sobrevivência, afinal a concorrência não brinca", pontua. 

A palestra também elencou dicas fundamentais para desenvolver o retrofit. Entre essas dicas estão os seguintes pontos: saber de fato o que seu hóspede quer e precisa; contratar um excelentes profissionais para este processo, arquiteto ou decorador e um profissional de hotelaria – o primeiro pensa no visual e o segundo na funcionalidade para os colaboradores -; colocar-se no lugar do hóspede.

Tematização
Falando principalmente para o público de Ouro Preto, o palestrante deu uma dica para os hoteleiros, em sua maioria independentes. "Não faça retrofit, tematize seu hotel. Crie um tema para o seu empreendimento e não terá mais que fazer reformas. Mas seja específico, não misture com outros assuntos", aconselha.

Serviço
www.encontrohotel.com.br