De Florianópolis, SC*


Vinícius Lummertz, novo presidente da Embratur
(foto: Juliana Bellegard)

Anunciado hoje (28) como presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz participou de seu primeiro evento neste novo cargo. O executivo foi o último palestrante do dia no Encatho & Exprotel, e destacou que no setor reside uma grande resposta.

Lummertz reforçou a importância de considerar que o turismo representa 9,6% do PIB brasileiro, e não por volta dos 3% como se defende hoje – o primeiro índice leva em consideração os impactos diretos, indiretos e induzidos. "O turismo irá representar, nos próximos 20 ou 30 anos o que o setor agrícola representou até agora", estimou. "Ainda não estamos valendo tudo isso politicamente, precisamos trabalhar nisso", ressaltou.

Falando especificamente de Santa Catarina, ele apontou que hoje, apesar do segmento gerar 600 mil empregos, ainda há espaço para crescer. No parque hoteleiro, por exemplo, o presidente da Embratur destacou a falta de grandes bandeiras. "Por que não tem um Hyatt, um Hilton, um Marriott aqui? É preciso ter. Não que esta seja a única maneira de desenvolver o turismo, mas ter estas marcas hoteleiras é importante para o setor", explicou, colocando a igual importância das pequenas pousadas e hotéis independentes de luxo, todos funcionando em sinergia.

"O turismo não trabalha sua importância porque sequer domina o tamanho de seu poder", sentenciou o executivo, reforçando a questão do setor carregar uma resposta consigo. "Se você sair nas ruas de Gramado, de Foz do Iguaçu, você tem essa resposta. O turismo só passa a ser ruim quando ele deforma o destino", completou.

Por fim, Lummertz comentou sobre a crise econômica, colocando que este é um momento transitório e que o mercado passará por isso. "Por ora, a condição cambial pode beneficiar o turismo doméstico, e também o viajante internacional que vem para o Brasil", disse. "Minha preocupação é que sejamos um País com grande potencial natural, mas extremamente difícil de se fazer negócios", completou.

O Encatho & Exprotel continua amanhã e está sendo realizado no Centro Sul, em Florianópolis.

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC