De Florianópolis, SC*


Painel trata de estratégias digitais e investimento em mídia
(foto: Juliana Bellegard)

Iniciando a tarde de hoje (29), Ricardo Azevedo, diretor da Clinks, e Hiran Damin, professor de pós-graduação em Marketing Digital da Estácio Florianópolis e integrante do Google Business Group, falaram sobre as ferramentas do buscador, publicidade online e métricas de resultados. "3 milhões de buscas são feitas pela palavra 'hotel'. Onde está a sua propriedade?", questionou Azevedo.

Falando sobre algumas possibilidades de investimento de mídia dentro do Google, o executivo destacou o Google AdWords – a possibilidade de patrocinar determinadas palavras para que o seu site apareça em destaque quando aquele termo for buscado. Ele compara a publicidade online com um sniper, direcionando para um segmento, enquanto o perfil de anúncios offline é menos preciso, dispersando sua mensagem para diferentes públicos.

Por outro lado, há ferramentas mais complexas – e mais atraentes – para destacar sua página entre tantas outras que aparecem no buscador. É o caso do Google Business View, que é uma extensão paga do Street View para dentro do seu estabelecimento. "É uma experiência de navegabilidade, um tour 360º dentro do seu hotel. E você pode embedar isso no seu site, no seu Facebook", explicou ele.

A respeito de mídias sociais, Damin destacou a necessidade de investimento nestes canais também. "Tenham em mente que estas mídias não são de graça. De graça é subir qualquer foto. A pessoa que está atualizando seu Facebook tem capacidade de atender um clientes, de cuidar da imagem de sua empresa? Por que não contratar um conteudista?", alertou o especialista.

O mobile foi outro ponto levantado pelos palestrantes – hoje, 30% das buscas são feitas via dispositivos móveis, segundo coloca Azevedo, de modo que se o seu site não é responsivo, você perde esta fatia do negócio. Damin concordou com o colega de painel, levando o raciocínio também para as mídias sociais. "Não é só Facebook. Porque não investir no Instagram, por exemplo?", questionou.

"A estratégia digital começa muito antes do digital, começa com o posicionamento global de comunicação da sua empresa. Por isso, antes de investir em um site, em mídias sociais, definam as personas dos seus consumidores, saibam qual é a jornada do seu cliente. Tenham em mente o que vocês precisam", arrematou o professor da Estácio.

O Encatho & Exprotel, realizado ao longo desta semana, termina hoje (29). O evento realizado no Centro Sul, em Florianópolis, reuniu hoteleiros, estudantes, fornecedores e outros profissionais da hotelaria.

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC