Guilherme Borges, Renata Cury Farha e Luis César Rodrigues anfitrionam os convidados
(fotos: Juliana Bellegard)

Primeira atividade da sexta edição do Encontro Nacional dos Concierges, que acontece até amanhã (29) em São Paulo, a mesa redonda Tendências gastronômicas contou com a participação dos chefs Caco Zanchi, proprietário do catering que leva seu nome, Emmanuel Bassoleil, do restaurante Skye, Jorge Gonzalez e Marcio Silva, proprietários do Buzina Food Truck. Participam também do debate Wellington Fonseca, gerente de A&B do Unique, Manoel Beato, sommelier do  Fasano, e Almir Paiva, gerente do Restaurante Fasano.

Alta gastronomia, vinhos e comida de rua. As três modalidades mais em voga atualmente no cenário gastronômico tiveram espaço na discussão, mediada por Sérgio Menezes, membro da diretoria da Les Clefs s'Dor Brésil e concierge do Tivoli São Paulo Mofarrej.

Apontando que o Brasil vem ganhando espaço no cenário gastronômico mundial, os chefs falaram sobre a chegada do Guia Michelin ao Brasil, que deve sair em 2015 e abrangerá estabelecimentos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Bassoleil afirma que a vinda da publicação irá não só representar um selo de qualidade para os restaurantes, mas também será um "chacoalhão" para a crítica especializada, já que a avaliação do guia é diferente da feita por jornalistas.

"Vai ser uma grande ferramenta de trabalho, indispenssável para a profissão de vocês", argumentou ele, falando aos mais de 40 concierges presentes no evento. "Para o mercado brasileiro é algo positivo, pois vai colocar o País no patamar internacional", concordou Zanchi. O gaúcho ainda revelou que, em uma de suas passagens pela Europa, em evento recente, percebeu a crítica internacional apontando a gastronomia brasileira como próxima grande tendência mundial.


Emmanuel Bassoleil, Wellington Fonseca, Manoel Beato, Caco Zanchi e Sérgio Menezes

Vinhos & Food Truck
Sérgio Menezes ainda incluiu na mesa redonda estes dois temas que são bastante cotidianos em São Paulo. Para introduzir o assunto de vinhos, o moderador pediu para que o sommelier Manoel Beato falasse sobre alguns conceitos básicos relacionados ao tema, como os terroirs e os famigerados aromas da bebida.

Beato deu uma rápida explicação sobre o que categorizou como aromas primários, que vêm da uva, secundários, que se originam do processo de fermentação da bebida, e terciários, provenientes do processo de envelhecimento. Já sobre os terroirs, o sommelier resumiu: "não é somente o local onde se planta a uva, mas sim a conjunção de solo, clima e cultura, o modo de trabalho de cada região".

Outra tendência debatida foi a chegada dos food trucks – a pergunta para os proprietários do Buzina foi sobre o impacto deles no mercado dos restaurantes. Jorge Gonzalez revelou que não vê os dois estabelecimentos como concorrentes, principalmente pelas propostas diferentes que oferecem: a comida de rua, mais descontraída e em um ambiente público, e o restaurante, com atendimento e conforto. Ele, porém, procura respeitar os colegas de profissão e não estacionar o seu truck na porta de nenhum estabelecimento.

"São momentos e modos diferentes de desfrutar uma refeição. O food truck é uma forma diferente de comer, uma experiência bacana", finalizou Marcio Silva.


Beato e Bassoleil com Jorge Gonzalez e Marcio Silva

O evento
Até amanhã (29), os concierges membros da associação reúnem-se em São Paulo para sessões educacionais, eventos de relacionamento, city tour por São Paulo sua assembleia geral, onde os novos membros Les Clefs d'Or receberão suas chaves de ouro – símbolo da entidade internacional.

Serviço
www.lesclefsdor.com.br