Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, Edison Passafaro, diretor do IDT-CEMA, e Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente no Brasil da Reed Exhibitions Alcantara Machado
(foto: Giulia Ebohon)
 

Reconhecendo a acessibilidade não somente com uma medida sustentada pela legislação brasileira, mas também como um segmento que impacta positivamente na economia do País, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, o IDT-CEMA (Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente) e a Design Universal Arquitetura & Consuloria lançaram hoje (16) o Espaço de Acessibilidade Universal Equipotel 2015.

O objetivo da ação é criar um espaço na próxima edição da feira destinado a visibilidade para medidas que atendem as necessidades de pessoas com deficiência, bem como explorar este universo expondo os benefícios de se adotar práticas acessíveis em uma lógica mercadológica.

“É fundamental quebrar o estigma de que acessibilidade é cara, feia e atrapalha a experiência de outros hóspedes. Essa parceria tem potencial pra gerar inclusão social, na mesma medida de gerar negócios”, aponta Edison Passafaro, diretor do IDT-CEMA.

Dentro deste espaço de acessibilidade, serão criados dois modelos de unidade habitacional: uma seguindo as normas técnicas de acessibilidades estabelecidas pela ABNT e a outra por meio do padrão do Desenho Universal, que consiste em uma concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas.

Nesta estação também serão promovidas palestras, atividades sobre acessibilidade e desenho universal na hotelaria, gastronomia, lazer e nos transportes acessíveis. Um selo de acessibilidade e inclusão social criado pela ABIH (Associação Brasileira de Industria de Hotéis) e pela ABNT será lançado na ocasião.

De acordo com Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente no Brasil da Reed Exhibitions Alcantara Machado, é necessário enxergar a acessibilidade como um negócio em potencial. “Com esse espaço queremos criar oportunidades para negócio, além de inserir uma experiência lúdica para as pessoas interagirem e vivenciarem esse outro universo. Temos como objetivo tornar essa novidade algo presente em todos os nossos eventos”, comentou.

No que se refere à hotelaria, Bruno Omori salientou a importância de reconhecer a acessibilidade como fator representativo no mercado e afirmou que esta parceria deve impulsionar os hotéis a aderirem a essa prática.

A iniciativa do espaço também conta com o apoio do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da Abridef (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência).

Serviço
www.equipotel.com.br
www.reedalcantara.com.br