*Notícia atualizada as 18h47

Iniciativa da WWF que vem mobilizando globalmente a sociedade em prol da sustentabilidade, a Hora do Planeta é realizada tradicionalmente em março. Neste ano não é diferente: acontece neste sábado (28) e a proposta é que as pessoas e as empresas desliguem suas luzes não essenciais – que não afetem a segurança – durante uma hora. A hotelaria também se mobiliza e realiza a ação simbólica reduzindo sua iluminação e propondo outras soluções.

No Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, por exemplo, a ação terá início com uma criança apagando um interruptor simbólico na piscina do resort. A equipe de animação apresentará o espetáculo A Evolução da Luz, que conta a história do fogo ao neon. Os hotéis da rede Bourbon também participam desligando a iluminação das fachadas dos 14 empreendimentos no Brasil e no exterior. 

No Rio de Janeiro, os hotéis Royal Tulip Rio de Janeiro, Marina Palace, Golden Tulip Regente, Golden Tulip Continental e Tulip Inn Copacabana terão seus letreiros apagados e as recepções funcionarão à luz de velas, assim como o iu-á hotel, que também iluminará seu restaurante com velas. Na Accor, este tipo de iluminação também será utilizado em suas unidades – a exemplo do Novotel Jaraguá, que além de um jantar especial com taça de vinho cortesia, desativará quatro de seus seis elevadores e seis das dez escadas rolantes.

Jantar à luz de velas é a proposta do Paradise Golf & Lake Resort, que reduzirá sua iluminação e, ao longo de todo o fim de semana, promoverá atividades como oficinas de reaproveitamento de alimentos e detox, teatro de sombras para as crianças, lual, festa com neon e luz negra, além de contar com uma comunicação visual especialmente feita para a ocasião nos apartamentos. A Iberostar, que já tinha participado das edições anteriores apagando as luzes de seus hotéis no México, Brasil e na República Dominicana, engaja pela primeira vez suas unidades em todo o mundo.

Durante o momento de redução da iluminação, o Staybridge Suites São Paulo, em parceria com as empresas Nação Verde, Vecop e Fulpel, propõe uma ação diferente: uma degustação de produtos 100% naturais e orgânicos, a utilização de biocopos e o uso de velas a base de gel, além da distribuição de lanternas. O IHG (InterContinental Hotels Group) engaja não só esta unidade paulista, mas todos os seus hotéis na Hora do Planeta.

O fornecimento de lanternas também será feito pela Meliá Hotels International Brasil, que além de apagar as luzes das áreas sociais, divulgará a campanha por meio de camisetas com a frase "A Meliá Hotels International e o WWF-Brasil usam seu poder a favor da natureza e apagam as luzes" usada pelos colaboradores. Os hotéis da Hilton em todo o mundo fazem a sua parte com jantares à luz de velas com drinques e menu sustentáveis, além de apresentações de jazz e música clássica em sessões acústicas.

Instalado em João Pessoa, o Verdegreen Hotel integra-se novamente à campanha – o empreendimento participa desde a primeira edição.

Os empreendimentos participantes também incentivarão seus hóspedes a unirem-se à iniciativa, apagando as luzes de seus quartos entre as 20h30 e as 21h30 da noite.

Serviço
www.wwf.org.br