Uma das propostas da HSMAI como entidade é acompanhar as tendências de mercado, para desenvolver programas de educação e compartilhar o conhecimento com seus membros. E uma das transformações mais visíveis no setor de turismo é o perfil dos consumidores, assim como seus hábitos. Quem fala sobre isso durante a Strategy Conference brasileira é Mariano de Saint Georges, diretor de Vendas da TravelClick América do Sul.

O executivo dá alguns dados sobre os diferentes tipos de viajantes: enquanto o passageiro corporativo valoriza muito a conectividade, permanecendo até 16 horas conectado enquanto viaja, o cliente de lazer tem a internet como sua fonte de informação, enxergando as reviews como a forma mais confiável de publicidade e se inspirando nas fotos e informações da internet para planejar sua viagem.

"Cada vez mais, no entanto, estes dois tipos de turistas estão unindo-se em um só", coloca Saint Georges, citando que 57% doa executivos que viaja a trabalho aproveita para estender sua estada e inclui um passeio a lazer. Em relação ao perfil do cliente, o executivo ainda destaca a questão geracional.

Os famigerados millenials somarão 78 milhões de viajantes até 2030 – neste nicho estão as grandes oportunidades de vendas, segundo o palestrante. Para que isso se reverta em resultado, é preciso ficar atento às exigências deste turista.

Eles têm costume de viajar uma média de cinco vezes por ano, inspiram-se nas experiências de seus amigos (via redes sociais) e também querem compartilhar suas próprias vivências. Gostam de tecnologia – conectam-se à internet com pelo menos dois aparelhos – e a utilizam não só para se comunicar, mas como fonte de informação e transparência.

Por fim, o executivo destaca uma característica importante deste cliente: ele é um consumidor visual, valirizando a imagem e, principalmente, o vídeo. "O Google aponta que os vídeos serão mais importantes do que as reviews no futuro", finaliza ele.

Serviço
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