Annie Morrissey, vice-presidente sênior de Vendas, Marketing e TI da Atlantica Hotels foi a última palestrante da 2ª HSMAI 2015 Strategy Conference, evento realizado hoje (16) em São Paulo.

Annie iniciou sua apresentação mostrando um vídeo que sintetizou a teoria do fim do mundo, que foi adiada de 2012 para 2015. “É uma brincadeira, mas o que aprendemos neste ano na Atlantica é que não sabemos de nada. Este ano foi atípico, onde tivemos que voltar e refazer o nosso orçamento para o resto do ano, já no primeiro trimestre”, explicou a executiva.

Segundo ela, a Atlantica investiu forte na automatização do forecast para poder alinhar as perspectivas de uma forma mais segura. "O segundo semestre, que historicamente sempre foi melhor que o primeiro, acabou sendo um desastre”, desabafou.

Outro ponto de aprendizado para a Atlantica foi realizar mais resultados com menos recursos. “O principal desafio foi conseguir trabalhar e manter o retorno para os investidores. Hotéis que tinham índices acima de 40% ou 50% no break even tiveram um grande desafio para conseguir fechar as contas, tivemos que usar muito a criatividade para manter os parâmetros”, comentou.

Finalizando, Annie disse que o terceiro e último ponto foi conhecer ainda mais o cliente. “Nossos sistemas de BI (Business Inteligence) ajudaram muito e utilizamos também outras formas para tirar as informações necessárias para saber dos clientes o que eles estariam traçando de estratégias, como mudança de segmento em razão de tarifas. Algumas empresas do segmento do petróleo sumiram do mercado”, ressaltou Annie.

Finalizando, ela mostrou um slide com a frase "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. O que você reflete sobre isso?

Serviço
hsmaibrasil.org