* De Recife (PE)


Paulo Mendes (TravelClick), Ana Luiza Masagão (Grupo Rio Quente) e Patrícia Zulato (STR Global)

(foto:Hugo Okada)

A divisão brasileira da HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International), levou hoje (15) ao Mercure Recife Mar Hotel e Conventions, o primeiro Power Breakfast realizado pela organização na região Nordeste com o tema O Futuro da Hotelaria.

Na programação, palestras de Patrícia Zulato, gerente nacional de Desenvolvimento de Negócios e Relacionamento com o cliente da STR Global, Ana Luiza Masagão, diretora de Vendas e Marketing do Grupo Rio Quente, e Paulo Mendes, da Travel Click. O evento contou  com a apresentação e mediação de Gabriella Otto, presidente da HSMAI Brasil.

"A ideia é promover debates de qualidade com a presença de representantes de OTAs, fornecedores e profissionais da hotelaria. Nossos Power Breakfasts tem como principal intuito difundir o entendimento do mercado e, dessa vez, fora do eixo Rio-São Paulo. Por isso, convidamos profisssionais que abordarão os números locais. Enfim, resumindo, queremos gerar conteúdo", explica Gabriella.

Primeira a se apresentar, Patrícia Zulato falou sobre a importância do acompanhamento de dados para o empreendimento hoteleiro. "A STR Global é referencia na padronização de informação de mercado há mais de 30 anos, com base na confidencialidade. Atualmente está presente em 54 mil hotéis em cerca de 175 países. São 34 mil empreendimentos somente nos Estados Unidos e 1,1 mil na América do Sul (600 no Brasil)", explica. 

Durante a sua apresentação, Patrícia destacou o desempenho do RevPar (receita por quarto disponível) nas seguintes regiões: América do Norte (+3,2%), América do Sul (+4,3%), África do Sul (+7,0%) e Ásia (-0.3%). Outro dado divulgado diz respeito a previsão de crescimento do Pipeline no País para os próximos cinco anos no upscale (3,3 mil), upper midscale (11,2 mil), midscale (9,9 mil), upper upscale (8,9 mil), luxury (1,1 mil) e economy (5,7 mil). Falando em números locais, a STR apontou que, do início do ano até agora, a ocupação em Recife ficou em 52,4%, superando regiões como a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (40,8%), Brasília (42,0%) e Manaus (44,1%). Os números correspondem ao período de janeiro de 2016 até o momento.

Serviço
hsmaibrasil.org

* A reportagem viaja à capital pernambucana a convite da Hsmai