De Austin, Texas (EUA)


Abertura do HSMAI ROC
(foto: Gabriela Otto)

Começou hoje (15), em Austin, no Texas (EUA), a ROC (Revenue Optimization Conference) 2015, um dos maiores eventos do mundo sobre o tema. Este ano, a atividade reúne 570 pessoas, sendo em sua maioria DORMs (Director of Revenue Management), representando 130 marcas hoteleiras. A programação conta com palestras, workshops e debates de alto nível sobre as principais tendências, além de contar com programas educacionais e permitir excelente networking.

A abertura ficou por conta de Laila Rach, diretora da Universidade de Wisconsin-Stout School of Hospitality Leadership e Proprietária da Rach Enterprises. Ela lembrou que, em 2004, a primeira ROC também acontecia em Austin e, na mesma  época, o Gmail era lançado, e os primeiros usuários do Facebook entravam online no campus de Harvard. 

Muitas coisas mudaram… Se você falasse sobre o impacto das BARs naquela época, provavelmente ninguém te entenderia, assim como a tecnologia pode ajudar a engajar pessoas.

"Brazil has a lot of issues"
Warren Jestin, economista-chefe do Scotiabank, que está presente em 58 países, foi o primeiro palestrante e deixou claro que a economia mundial terá leve melhora em 2016. Esse ano, os investidores mudaram seu direcionamento da Ásia e Europa para os Estados Unidos, em função da segurança monetária.

Ao falar dos países emergentes, o Brasil apareceu em várias ocasiões. Ele resumiu nossa situação como "recessão" nos próximos anos, mas ainda nos top dez mundiais. A frase exata foi: "Brazil has a lot of issues" (O Brasil tem muitos problemas, em inglês). 

O executivo apresentou os três slides reproduzidos abaixo, mostrando a situação do País perante o mundo:

       

Gastos de turistas internacionais em bilhões de dólares em 2010, 2012 e 2014
 

PIB dos mercados emergentes: Brasil, China e Índia


Moeda x Dólar: É possível ver a breve recuperação do Real no início
de 2016, e a tendência a cair novamente no final do ano, e início de 2017.

Ao ser questionado sobre onde abriria um hotel, se fosse um investidor, o economista indicou a Ásia. Mesmo tendo diminuído seu crescimento para "míseros" 6,5%, isso representa em torno de 10% de anos atrás, em função do aumento da economia mundial.

E, após várias perguntas do público, finalizou sua apresentação arrancando risadas da platéia: "Vocês fazem muitas perguntas sobre o mundo real. Vocês sabem que nós, economistas, gostamos de falar somente sobre o mundo de fantasia". 

Homenagem
A abertura do evento terminou com a entrega do prêmio Vangard Award for Lifetime Achievement in Revenue Management, que acontece pela primeira vez e integrará o programa anual da conferência. Greg Cross, atualmente vice-presidente Sênior de Revenue Management da Hyatt Hotels Corporation foi o homenageado. 

Nos agradecimentos, ele disse lembrar-se de um evento de RM que participou em 1995, com umas 200 pessoas somente de cias. aéreas. Somente ele e outros seis hoteleiros estavam lá. Todos os outros eram da Marriott. Por fim, disse rindo que o prêmio deve ser para pessoas velhas como ele, pois sabe que é difícil encontrar alguém que trabalhe com RM há mais de 20 anos. 

Serviço
www.hsmairoc.org