Gabriela Otto, diretora da HSMAI Brasil, iniciou a programação do HSMAI Sales & Marketing Conferencing no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento tem na sua programação, duas palestras e um painel que promete debater o cenário econômico e estratégico da hotelaria no País. 

O encontro reúne os principais líderes do trade no segmento de Marketing, contando ainda com a interação dos participantes, que podem fazer intervenções e perguntas.

Na sua apresentação, Gabriela destacou os recentes movimentos do mercado, como a parceria entre a ABIH-SP e a TravelPort, que resultou na criação da primeira OTA para hoteleiros, a By Mix Hotel, anunciada ontem durante a abertura da Conotel e a compra da Trend pela CVC.

A seguir, Gabriela Otto destacou a realização do prêmio HSMAI Awards Brasil e seus contemplados e a agenda de eventos da organização para o restante do ano. O evento tem apoio de empresas como  Avianca Brasil, R1 Soluções Audiovisuais, APP Sistemas, Abracorp, L´Occitane e Maksoud Plaza.

O primeiro palestrante foi Leonardo Narese, professor de Data Science e Big Data da ESPM, com o tema "Atribuição de Resultados em Marketing". A apresentação foi dividida em dois tópicos, No primeiro, A Jornada do Consumidor, Narese mostrou que "cada canal tem um papel na jornada do consumidor. Tem aquele que está atrás de ideias e tem outros que estão planejando suas férias e também os que já estão com passagem comprada e na fase da decisão de hospedagem. As ações de Marketing devem ser alinhadas de acordo com cada uma dessas fases. Temos que planejar cada ferramenta, plantando a semente e colhendo os resultados no decorrer do ano. Não podemos nos ater ao último clique".

O último passo não é o único responsável pela decisão de compra. De acordo com o professor, as pesquisas com consumidores geralmente obtém respostas baseadas somente no momento da decisão. A jornada até a decisão não é levada em consideração. "O ciclo de decisão é diferente para cada tipo de produto", afirma Narese. Segundo ele, se a empresa considerar somente o último passo do consumidor, isso pode influenciar negativamente, fazendo com que direcione seus investimentos de forma equivocada. "Já é sabido que o consumidor retorna a um mesmo site de consulta até 60 vezes antes da decisão final", revela.

No segmento de viagens, segundo o especialista, o consumidor passa por até dez pontos de consulta antes de decidir pelo produto que considera ideal para a sua experiência. Para Narese, o "Marketing Mix Modelling é a metodologia mais indicada para mensurar os resultados das ações de Marketing em qualquer que seja o segmento".

Narese mostrou como a atribuição algoritmica – possível somente por meio de plataformas de Big Data – pode auxiliar a empresa na decisão por uma estratégia de Marketing eficiente. "Por meio disso, se descobre qual banner, qual palavra tem mais peso nas ferramentas de busca e quais canais de investimento dão maiores resultados", pontua. Segundo o especialista, tais ferramentas se mostram necessárias na indústria porque identificam a jornada do consumidor de forma mais abrangente, não deixando escapar detalhes que podem influenciar nos resultados da empresa.

* Crédito da foto na capa: Hugo Okada