As maneiras como a tecnologia pode ajudar no dia a dia da hotelaria. Esse foi o tema que orientou um dos painéis no HSMAI Strategy Conference 2017, que acontece hoje (8), em São Paulo. A atividade foi mediada por Pilar Osório, diretora de Vendas da Travelclick para a América Latina, e contou com a participação de representantes da Oracle, da Totvs e da SAP. 

O painel teve importante participação da plateia de hoteleiros que apontou o comportamento dos hotéis brasileiros. A partir das respostas dos presentes, os painelistas comentaram como suas empresas e soluções podem ajudar a resolver questões comuns a todos.

Num dos apontamentos, Claudio Cordeiro, da Totvs, falou sobre as tendências do mercado de hotéis que são exatamente os pontos onde empresas como a que representa podem ajudar. Os pontos citados pelo executivo foram: Investimentos, processos e capacitação; Nova segmentação; Distribuição hoteleira; Tranformação digital e chatbots; e Experiência do hóspede. 

Amy Yang Secches, da Oracle, apresentou informações com uma pesquisa sobre os hábitos da geração Y. De acordo com o levantamento, 90% dessas pessoas no Brasil utilizam smartphone, 55% têm interesse em utilizar smartphone ou tablet para pagar contas e 83% usam o wi-fi assim que chegam a um empreendimento hoteleiro.

Raphael Claro, da SAP, também apontou alguns dados e falou sobre algumas dificuldades em fazer o hoteleiro entender que seu trabalho pode ficar mais eficiente com investimentos em tecnologia.

* Foto de capa: Filip Calixto