Pessoas são o tema principal do encontro
(foto: Filip Calixto)

It's all about people. A frase em inglês serve de tema para a edição 2017 do MPI Lamec (Latin America Meetings & Events Conference) e do III Unecongresso, que acontece hoje (6), durante todo o dia, no WTC Events Center, em São Paulo. As atividades do evento começaram há pouco, com um pronunciamento dos organizadores seguida do debate "Para quem?", que teve as falas de Tonico Novaes, da Campus Party, Nayara Ruiz, do Bradesco, e Fábio Menegheti, da TBWA.

O encontro e todas as suas ações foram conta com a organização do capítulo brasileiro da Lamec e pela Unedestinos, que participa como realizadora pelo segundo ano.

Responsável pelo pronunciamento de abertura, Rodrigo Cordeiro, diretor da MCI Group Brazil – empresa que está na lista de organizadores -, falou sobre a característica disrruptiva que todas as atividades do dia procuram salientar. "O mercado de eventos mudou. Então, mais do que acompanhar as mudanças, temos que antecipá-las. Para tanto, nada melhor que reunir num único espaço as cabeças pensantes dos mais diversos segmentos relacionados a eventos e traçarmos juntos os novos caminhos".

A frase de Cordeiro resume o público que preenche as cadeiras da grande sala de eventos do complexo WTC, onde o evento acontece. Em linhas gerais, o evento debate o cenário atual visto nas grandes metrópoles no que diz respeito a convenções mas alguma peculiaridades existem aos que participam. 

A dinâmica do fórum é o que mais chama atenção. Debates, painéis e pequenas conferências acontecem juntas, ao mesmo tempo, cada qual em um dos espaços do mesmo salão, e aí entra a peça chave do dia: um rádio de transmissão simultânea – habitualmemnte usado para traduções em tempo real. Por meio dele os participantes são capazes de ouvir apenas a conferência que mais lhe interessa de qualquer lugar do recinto. Esse formato confere um tom de silêncio bem diferente do habitual em congressos desse porte.  

O formato dialoga com o discurso dos pensadores do evento que elegem a tecnologia e os avanços dela como elemento de suma importância na modificação no universo dos eventos atuais. É essa evolução também que gera a disruptura de padrões, fortelecendo o discurso de revolução nesse mercado.