Fernando Henrique Sousa, do Pnuma
(foto: Filip Calixto)

Dando continuidade à Oficina Fohb (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil) – Sustentabilidade como Fator de Competitividade na Hotelaria, Fernando Henrique Sousa, do Pnuma (Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente), enumerou alguns pontos que podem servir como motivadores para que os hotéis adotem posturas sustentáveis em seu cotidiano. Entusiasta do planejamento como segredo para as ações de cunho ecológico, o executivo ressaltou o quão importante é para a imagem do hotel tomar ações, mesmo que simples, de redução de consumo.

"Todas as ações de intenção sustentável acabam refletindo em redução de custos para os hotéis e esse é um motivo normalmente interessante para os empresários de hotéis", apontou tocando numa questão comumente importante para empresários do ramo. 

Como preocupações principais nesse assunto, o palestrante citou cinco ações como fundamentais para serem pensadas. São elas: eficiência energética, uso racional de água, redução no desperdício de alimentos, gestão de resíduos, responsabilidade social.

A entidade representada por Sousa é a responsável pelo projeto Passaporte Verde, que reúne uma série de sugestões pertinentes à sustentabilidade e esse foi outro tema abordado durante a palestra. De acordo com o profissional, esse projeto contempla ações práticas, que podem ser adotadas por hotéis de tamanhos diversos o que facilita a aplicação.

"Este programa serve não como a solução para essas questões mas como uma ferramenta que trará facilidades em lidar com esse tema", considera.

Mostrando alguns números, o palestrante revela que aproximadamente 46% do lixo sólido de hotéis é formado por restos de comida. Segundo ele, esse dado já orienta muitos hoteleiros quanto a postura que devem tomas. "É comum vendo gente confundindo glamour com fartura e fartura com desperdício. Temos que repensar algumas atitudes, principalmente em relação à alimentação que oferecemos nos hotéis".

Finalizando sua fala, Sousa ainda aponta os resultados que quaquer hotel espera e pode ter adotando medidas sustentáveis. "Os resultados esperados são: melhora na gestão, divulgação, sensibilização, ajudar turistas a identificar empreendimentos sustentáveis, fortalecimento da reputação, benefícios ambientais e sociais, amadurecimento do mercado".

Serviço 

www.fohb.com.br