Novas tendências, inovação e superação. Essas foram algumas das palavras ouvidas durante o 1º Seminário Hôtelier News de Marketing e Vendas, que aconteceu no Caesar Business São Paulo, entre 1º e 2 de setembro.
 
O evento foi organizado pelo site em parceria com a Cenarium Training e Coaching. Durante os dois dias 140 profissionais de vendas, hospitalidade, gerentes gerais, proprietários de meios de hospedagens, revenue managers e estudantes refletiram sobre a importância das mudanças ocorridas no setor. Além disso,
aprenderam sobre as novas técnicas para conquistar os clientes com o foco na principal ferramenta de vendas na atualidade, a internet.
 
Olhares atentos em um dos painéis
(fotos: equipe Hôtelier News) 
 
“Tivemos a preocupação de organizar este primeiro Seminário focando no segmento Marketing & Vendas, que é o começo de toda a engrenagem. Com o crescimento da oferta, estimula-se a concorrência e os clientes acabam se tornando mais exigentes, uma vez que na lista de suas prioridades está o custo. Neste cenário, a atuação das áreas de Vendas e Marketing são importantíssimas, uma vez que são elas que trarão os clientes ao empreendimento”, explana Peter Kutuchian, publisher do Hôtelier News.
 

Marcelo Pirani, sócio da Cenarium Training & Coaching, com 
Peter Kutuchian, publisher do
Hôtelier News
 
Segundo os organizadores, o evento fomentou o aprimoramento
das equipes. “A nossa satisfação é saber que os participantes se interessaram pelos temas propostos e que contribuímos para o aperfeiçoamento das equipes. Eu só ouvi bons comentários, o que nos tange a melhorar nas próximas edições”, comemora Marcelo Pirani, da Cenarium Training & Coaching.
 
Novos rumos
No mês de novembro, será a vez de Curitiba receber a próxima edição do evento. “Levaremos para os hoteleiros paranaenses a sugestão do tema: Como trabalhar o tarifário, uma necessidade de debate do qual fomos alertados pelos hoteleiros desse importante destino e que concentra a sede de cinco importantes redes”, adianta Kutuchian.
 
Quando questionado sobre a periodicidade do evento, destaca que, “se houver demanda a meta é ter a cada 90 dias uma nova edição do Seminário, mas, dependendo da necessidade da região, o tempo poder ser reduzido. Para 2010, nós teremos novidades na grade programática e datas definidas”, completa.  
 
Confira abaixo o resumo da programação do Seminário.
 
Por Juliana Albino, com colaboração da Redação
Palestra: Alta performance em Vendas – com Paulo Alvarenga (P.A), sócio diretor da Crescimentum.
 
Paulo Alvarenga, que contagiou o público

Numa palestra dinâmica e bem humorada, que contou com a participação do público, Paulo Alvarenga abriu o primeiro dia do Seminário com o tema Alta performance nas Vendas.
 
Alvarenga destacou a importância do vendedor ter paixão pelo que faz; se conhecer – identificando seus pontos fortes e fracos; cuidado com o físico e o preparo para o trabalho e treinamento.
“É necessário pensar positivo, ter estratégias e saber trabalhar”, diz ele.

Uma das ferramentas apresentadas para facilitar o trabalho de planejamento foi o Mapa de Oportunidades, onde são listados os produtos oferecidos pelos empreendimentos e clientes, para que se visualize os potenciais a serem desenvolvidos. “Saber fazer perguntas também é essencial. Assim tanto você, quanto o cliente podem reconhecer melhor as necessidades a serem atendidas”, completa.

 
Contato
Painel de Vendas: O que mudou, para onde vamos? – Gustavo Syllos, diretor de Vendas para a América Latina da Accor Hospitality, Flávio Monteiro, diretor comercial da Blue Tree Hotels, Daniela Pereira, diretora de Vendas e Marketing do InterContinental São Paulo, e Ricardo Aly, diretor comercial da Royal Palm Hotels & Resorts.
 

Gustavo Syllos, Flávio Monteiro, Daniela Pereira, e Ricardo Aly – os palestrantes debateram as novas tendências 
Com a crescente e contínua evolução tecnológica, os processos estão cada vez mais dinâmicos e integrados. E o mercado hoteleiro não foge à regra. Com isso, o novo profissional de Vendas se vê obrigado a assimilar cada vez mais atributos, mantendo-se atualizado sobre as novas ferramentas e, principalmente, ao comportamento de seus clientes.

“No contexto dos novos canais de promoção, entra a tecnologia de ferramentas como o Twitter e Facebook, que ajudam na divulgação de informações sobre o produto”, disse Daniela Pereira, diretora de Vendas e Marketing do InterContinental São Paulo. “Além disso, hoje os sites não trazem somente os aspectos físicos dos empreendimentos em sua descrição, mas também a experiência vivida por hóspedes, que deixam suas opiniões sobre a hospitalidade, comida, entre outros aspectos”, completou a executiva.

“Por meio destas novas ferramentas utilizadas pelos consumidores, o vendedor acaba se tornando um pesquisador para sempre saber quais quesitos o cliente está levando em conta na compra”, aponta Ricardo Aly, diretor comercial da Royal Palm Hotels & Resorts. “A característica principal deste novo profissional é exercer a função do coach, transformando sua equipe em vencedora, da mesma forma que acontece com técnicos em alguns esportes”, afirmou.

 
Flávio Monteiro, por sua vez, sintetizou o perfil do novo profssional com um conceito: gestor de negócios. “Por ser extremamente pressionado a buscar resultados, (o gestor de negócios) deve conhecer e gerar novas oportunidades”, explicou.

Por fim, Gustavo Syllos enumerou atributos ao vendedor atual. “O novo vendedor deve ter três competências: a primeira é entregar resultados; a segunda é uma boa reputação, pela qual consiga trazer bons negócios para a empresa. A terceira é a ética profissional de honrar seus compromissos com o cliente.”

 
Palestra: Relacionamento com o cliente – com Claudia Pirani, gerente executiva de Serviços do Hospital Albert Einstein de São Paulo.
 
Claudia Pirani, que trouxe para a hotelaria
a experiência no ramo hospitalar
  
A executiva abordou as diferentes interfaces para o relacionamento com o cliente. “Temos como objetivo proporcionar ao nossos clientes a sensação de bem-estar. Também promovemos ações de relacionamento de responsabilidade social com as comunidades locais, além da comunicação com prestadores de serviços e o nosso principal foco, que são os colaboradores”, diz.  
 
Comparativo com hotelaria 
Claudia também destacou a importância deste desenho de interfaces para um relacionamento na hotelaria. “Assim como na hotelaria, a nossa preocupação é ter um ambiente acolhedor e encantador”, afirma.
 
Ela ainda apontou a importância da fidelização com os atuais e futuros clientes. “Promovemos a ligação humana em aspectos nutricionais, espiritualidade, terapias complementares e staff, diferenciais que garantem uma interação contínua com o nosso público”, completa a executiva. 
Contato
 
Painel de CRM – Fundamental para as vendas  Célio Martinez, diretor de Marketing da Rede Estanplaza, Marcelo Bicudo, diretor executivo da Markam Marketing e Informação, e Oto Gomes, diretor geral da Gipsy Tours.

Oto Gomes, Célio Martinez e Marcelo Bicudo,
fomentaram a importância da hospitalidade
 
“O CRM é uma filosofia que estabelece um diálogo de hospitalidade diretamente com o cliente. Muitas vezes, ficamos engessados em processos e esquecemos a essência que visa alcançar uma plataforma de interação com os clientes”, afirma Bicudo.
 
O mediador Marcelo Pirani, um dos organizadores do evento, destaca que as preferências devem ser voltadas para informações que traduzam modelos de gestão diferenciados.
 
Marcelo Pirani
 
Experiências únicas 
Para Célio Martinez, o CRM expõe a transformação com um simples conceito: bloco de anotações. “Parte do princípio básico é saber com quem você está falando. Tanto os hotéis independentes, como grandes redes e pousadas, precisam conhecer com quem se fala. É preciso acolher o hóspede para dentro de seu empreendimento, transformando a ação em vendas”, aponta.
 
Já Oto Gomes frisa que as diferenças são fundamentais para a construção da imagem junto ao cliente. “Nós que somos uma empresa de receptivo, conseguimos desenvolver uma logística de encantamento junto ao nosso cliente. Vivenciamos experiências  únicas de atendimento com atendimento preferencial, com amenities como água, jornal. Registramos que, em um primeiro momento, o cliente fica tímido, mas depois firma conosco um vínculo contínuo”, conta o executivo.
 
Painel de Marketing: Novas frentes de ação – com Denise Meyer, gerente de Marketing da Sol Meliá, Manoel Carlos Cardoso, diretor de Marketing e Vendas do Rio Quente Resorts, Annie Morrissey, diretora Vendas, Marketing e Receitas da Atlantica Hotels e Marcelo Marinho, gerente de Marketing Corporativo da InterCity.

 

Denise Meyer, Manoel Carlos Cardoso, Annie Morrissey
e Marcelo Marinho, que traçaram novas frentes de ações
 
No Painel de Marketing: Novas frentes de ação, Denise Meyer, gerente de Marketing da Sol Meliá, conduziu a conversa entre Annie Morrissey, diretora de Vendas, Marketing e Receitas da Atlantica Hotels; Marcelo Marinho, gerente de Marketing Corporativo da InterCity, e Manoel Carlos Cardoso, diretor de Vendas e Marketing do Rio Quente Resorts.
 

Manoel Carlos Cardoso

É fato: segundo Cardoso, publicidade impressa tem caído cerca de 40% a 50%. Marinho conta que aproximadamente 94% das reservas da InterCity são feitas pela internet. Diante disso, discutir o bom uso das ferramentas oferecidas pela internet foi a questão chave. “Nosso consumidor quer sentir que a voz dele é escutada. E nossas ações devem levar em conta o que ele quer”, declara Annie. 
 

Annie Morrissey

 
Cardoso lembra da importância de definir uma estratégia. “Leve em conta seus diferenciais e mostre para o hóspede as experiências que ele só vai ter no seu empreendimento”, explica. “Essas ações precisam ser segmentadas para que você atinja os diversos públicos de forma satisfatória”, completa.
 
Marinho lembra que “há sites nos quais as pessoas podem enviar comentários a respeito dos hotéis onde se hospedaram. É a volta do boca-a-boca”, diz. “Mas temos que fazer campanhas cada vez mais trabalhadas e sites cada vez mais rebuscados. Isso sem esquecer que eles devem ser compatíveis com os computadores da maioria das pessoas”, complementa.
 
Annie ainda cita a importância do humor e Cardoso complementa dizendo que temos que reinventar o óbvio. Dessa forma, é possível sair da mesmice e se destacar entre os concorrentes. E segundo nossos participantes, uma alternativa para alcançar esse objetivo é contar com a colaboração de uma agência de publicidade qualificada para trabalhar com web.
Palestra: O perfil do novo profissional de Marketing e Vendas –
Toni Sando, diretor superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
 

Toni Sando, que teve sua palestra considerada de
extrema importância pelos participantes

 
No atual cenário do mercado, a integração entre Marketing e Vendas é quase unânime entre empresas. Contudo, muitos executivos ainda têm dúvidas e divergências sobre o “casamento”
dos dois departamentos. Como a união entre os dois é benéfica aos négocios? A questão foi respondida por Toni Sando, diretor superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
 
“A integração entre Marketing e Vendas oferece um valor superior, melhorando o conhecimento do profissional sobre as tecnologias. É preciso entender que o consumidor de hoje quer comprar experiências. Para tanto, a oferta deve ser feita por meio de uma base de dados que se adapte às necessidades do cliente”, afirmou. “Não se trata mais da compra da room night, e sim da experiência que o apartamento oferece”, exemplificou.

Sando também falou sobre o perfil necessário aos profissionais que atuam em ambos os segmentos. “É crucial ser mais resiliente, ter a capacidade de mudar, se adaptar a momentos ‘quentes’ e ‘frios’ sem que isto interfira nos resultados da empresa”, recomendou. “Não adianta confiar nas velhas práticas de marketing, visto que os consumidores estão com o conhecimento cada vez mais amplo”, alerta.

Contudo, nada adianta se adaptar as mais diversas situações se o profissional em questão não conhecer seu cliente. “Atualmente lidamos com o cliente bipolar, que às vezes não quer apenas o luxo, mas também explorar o destino ou até ficar em empreendimentos econômicos. Para ele, o valor está naquilo que considera como experiência”, explicou.

 
Painel: Internet Marketing – A realidade e as novas tecnologias – Ari Giorgi, da CM Net Soluções, Pilar Osório, da Travel Click, Tárik Potthoff, da Pmweb e mediação de Peter Kutuchian. 

Peter Kutuchian, Pilar Osório, Tárik Potthoff e Ari Giorgi, que ensinaram receitas de sucesso
Abordando diversos pontos e ferramentas – site, canais de reservas, GDS, Trip Advisor, Google, Twitter – incluídos no tema central, os profissionais esclareceram dúvidas e propuseram soluções via online para um mundo que está cada vez mais conectado.

O cliente e a personalização do serviço entraram no debate quando o assunto foi venda direta pelos canais de reservas e ainda a importância de ir além da construção certeira do website, visando atrair olhares através de sites de busca e mídias sociais como o Twitter.

Para o sucesso na internet, Tárik Potthoff receitou “um bom site, um bom mecanismo de buscadores e reserva online, além de um montante reservado para o investimento na área.”
E foi complementado por Pilar: “Tudo isso não adianta se não houver uma alimentação do inventário e do tarifário” e Giorgi concluiu: “Este trabalho tem que ser contínuo”.
Case: Como superar a expectativa do cliente? Jota de Miami. 
 

Jota de Miami, que arrancou aplausos dos participantes

 
“Supere sempre e crie oportunidades a seu favor. A minha história é de superação, pois há 16 anos fui para os Estados Unidos como lavador de pratos, depois jardineiro, até chegar ao cargo de motorista criando futuramente a One Way Transportation, que hoje contabiliza mais de 400 mil atendimentos para grupos, executivos, famílias e celebridades”, conta.
 
Ele ainda destacou a importância da comunicação boca-a-boca. “As pessoas desperdiçam oportunidades por medo de ousar. Hoje atendo a conta da Tam – com mais de 260 mil transfers em 11 anos de trabalho – por certa vez abordar o presidente da companhia, o comandante Rolim, no aeroporto em Miami”, exemplifica.

Sem medo de errar

Jota afirma que o medo pode atrapalhar na hora dos negócios. “Faça algo inovador, que o mercado ainda não conhece. Não deixe de perceber as coisas. Você deve estar antenado às tendências do mercado e naquilo que pode fazer melhor que o teu concorrente”, recomenda. 
 
“Virei história de novela”, comenta o executivo ao lembrar que foi personagem da novela global América, da autora Glória Perez, devido as chances não desperdiçadas. “Você precisa acreditar. Em mais uma superação, escrevi um livro intitulado Dicas do Jota – Seu roteiro de viagem em Miami, que nesta segunda edição já contabiliza 5 mil exemplares vendidos em menos de 17 dias do lançamento (clique aqui para ver as fotos)”, conclui.
 
Comentários
Minhas expectativas foram atendidas, principalmente nas atividades sobre Vendas. Todos os painéis dos profissionais da área foram tratados com uma linguagem clara e objetiva. Em resumo, um seminário de hoteleiro para hoteleiro em todo seu conteúdo. Parabéns a equipe do Hôtelier.” – Eduardo Melo, profissional de Vendas da Hotelaria.

“O Seminário é muito importante como ferramenta de interação dos mais diversos profissionais. Eu sou do segmento de combustível, mas estou desenvolvendo um projeto com hotel e achei
interessante conhecer mais sobre o setor.” – Acácio Anibal Batista, proprietário de uma distribuidora de combustível.
 
“É uma oportunidade de promover uma interação dos profissionais, além de proporcionar um diálogo aberto e interativo.” – Luciano Siqueira, gerente do Guararema Park Hotel.
 
“Superou todas as minhas expectativas, principalmente a palestra de abertura, com Paulo Alvarenga. O evento vem de encontro com a necessidade do setor.” – Erika Montezuma, coordenadora de Vendas e Eventos do Beach Park.
 
“Acho muito importante e produtivo alinhar diversas opiniões e ideias comerciais, que neste momento de possível crise nos faz perceber que o mercado está aquecido e com perspectiva de grande melhora.” – Marcio Lopes, gerente regional do Plaza Inn Hotéis.
 

Participantes assistem ao primeiro painel do dia
 
“Neste primeiro dia fiquei surpresa com a multiplicidade nos temas apresentados. Gostei muito da palestra da Claudia Pirani, que trouxe a experiência de um hospital para a hotelaria.” – Marcia Mura, da Guest & Associados. 
 
“Todos os temas abordaram temáticas diferenciadas, que nos transporta à realidade do setor.” – Simone Sansiviero, mestre de Hospitalidade UAM.
 
“Os debates desta manhã me surpreenderam. A minha sugestão é que a próxima edição do evento aconteça em Minas Gerais.” – Camila Gischewski, gerente comercial do Solar Rosário Hotel.
“O evento foi muito bom. Achei o segundo dia melhor que o primeiro, muito mais interessante” – Luciana Seixas, da Blue Tree Hotels.
 
“Muito produtivo e interessante, muito bom!” – Nei Padilha, consultor.  
 
“Estou aprendendo muito e absorvendo bastante. Foi muito legal para alguém como eu, que está entrando na área” – Luciano Siqueira, gerente do Guararema Park Hotel.
 
“Gostei do seminário, mas achei que o evento pareceu igual aos que são realizados pelo setor” – Acácio Batista, da AS Flat.
 
“O Seminário foi muito interessante e de grande importância. A palestra com Toni Sando abordou de forma abrangente algumas questões do setor. Uma outra palestra de peso foi a do Jota de Miami, que de uma forma descontraída transmitiu a importância de surpreender o cliente.” – André Carneiro, diretor do Minas Grande Hotel.
 
“Parabenizo a organização do evento que de forma tão específica, nos despertou sobre a realidade e as tendências da hotelaria.” – Marly Lemos do Varandas da Montanha.
 
“O que eu achei um diferencial foi a plateia, que estava muito interessada e permaneceu até o final” – Pilar Osório, da TravelClick, uma das palestrantes do Seminário.
“Realmente foi bem produtivo e o feedback que tive foi que o segundo dia do evento foi excelente.” – Annie Morrissey, vice-presidente de Marketing e Vendas da Atlantica e presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Confira abaixo as fotos dos participantes do evento.

Raquel Ribas, Andrea Passareli e Claudia Cardillo, gerentes de Contas do Sheraton WTC

 
Luciano Siqueira, assistente de Marketing do Guararema Park Hotel
 
Inayara Dias, da Clive Sol, e Ana Hilayali Sarantopoulos, diretora presidente da Stream Hotelaria e Gastronomia

 
João Faria, representante de Vendas do Nannai Beach Resort
em São Paulo, com Marcelo Pirani

 
Gabriela Mello, representante do Roberto Miranda, e Luiz Vicente Tammaro de Oliveira, do Portal da Tabatinga

 
Ana Luiza P. Carvalho, do Hospital Cardiotrama
e Cecíla Porto, do Fasano Rio

 
Arnaldo di Sanzo Guilherme, analista de Tecnologia da Informação da Atlantica Hotels International

 
Juliana P. Rizo, da International Hospitality Consulting
 
Valquiria Trosdtorf Gemelgo, executiva de Contas, e Anderson Cosme da Silva, assistente de Marketing. Ambos da HB Empreendimentos Turísticos


Gabriel Waldman, diretor da
Ideas e Telelodge Brasil

André Pousada, diretor executivo do Fohb

Adolpho Cyriaco, vice-presidente da ABIH-SP


Francisco Dalmario, diretor geral do Pergamon Hotel

Robson Ribeiro da Costa, do setor de Eventos, com Priscila Yumi, e Jaime de Oliveira, gerente geral, os três do
Paradise Golf & Lake Resort

 
Daniel Wagner, gerente geral do Planalto Hotel e Eventos

 
Jan von Bahr, diretor geral do Serhs Natal Grand Hotel

Adriano Araújo, da Rede Riema

Alexandre Pires da Silva, gestor de
Negócios da Integral Alimentação


Cristiane Holanda e Diego Santos, ambos da Sands Hotéis

 
Haroldo Gutierrez, da empresa homônima de Marketing em Hotelaria
 
Marco Quioratto, gerente de Vendas, e Rafaela Biondo, gerente de Contas. Ambos da Atlantica Hotels International
 

Luis Antônio Braga, da supervisão comercial do Santa Clara Eco-Resort; Eliane Raboni, da Plan Representações e Consultorias;
Ana Paula Vazzolér, gerente de Vendas do Vitória Hotéis
 
 Sérgio Ney Padilha Garcia, consultor de Marketing e Gestão
 
Fanny Cutrale, diretora comercial e Marcelo Marinho, do departamento de Marketing. Ambos da InterCity Hotéis
 
Mariana Lauro Sodré Santoro Batochio, do Hotel e Golf Club dos 500
 
 
Rodolfo Denz, gerente de Receitas do InterContinental São Paulo, e Ana Luiza Alcure, da Revenue Management Soluções 
 
 
Marcelo Pretti, da i-screen, com Douglas Meneses, diretor de Vendas e Marketing do Staybridge Suites São Paulo
 
Célio Martinez, diretor de Marketing da rede Estanplaza
 
Márcio Lopes, Tânia Galdeano, Juliana Moreno, Renata Aguiar e Elainde Cano. Todos do Plaza Inn
 
Fernando Paula, da ABIH-SP, Andréa Mazza, gerente de Contas do Best Western Osasco, e Ari Giorgi, da CM Net Soluções  
 
Ana Célia Aguiar, gerente de Contas, ladeada por Verônica Guglielmi, gerente de Contas Tour & Travel, e Mariana Mello,
diretora de Vendas do Serhs Natal
 
Equipe do Serhs Natal reunida
 
Adriana Ferreira, gerente de Vendas Grupos e Eventos, ladeada por Jan von Bahr, diretor geral, e Maryanne Moreni, gerente de Contas.
Todos do Serhs Natal
 
Rodolfo Diniz, gerente de Receitas do InterContinental SP, ladeado por Gustavo Alcure, consultor revenue management, e Ana Luiza Alcure, ambos da Revenue Management soluções
 
Camila Gischewski, gerente comercial do Solar do Rosario, ladeada por Claudia Pirani, da Language Land, e
Fernando, da Pousada Frangipani
 
Simone Sansiviero, mestre em hospitalidade da UAM, e Marica Mura, da Guest Associados
 
Rafaela Guma, Tárik Potthoff e Ana Carolina Fusquine, todos da PMweb, acompanhados por Marcelo Bicudo,
 diretor executivo da Markam


Douglas Meneses, diretor de Vendas e Marketing do Staybridge; Satie Kakihara, gerente de Vendas, Daniela Pereira, diretora de Vendas e Marketing, Alessandra Ranieri, gerente de vendas.
Todas da Intercontinental
 

Annie Morrissey, diretora de Vendas, Marketing e Receitas da Atlantica Hotels International


Pilar Osório, diretora para o Brasil e Bolívia da Travel Click


Manoel Carlos Cardoso, diretor de Marketing e Vendas do Rio Quente Resorts, com Denise Meyer, gerente de Marketing da Sol Meliá


Ari Giorgi, gerente comercial da CMNet


Elenice Zaparoli, gerente de Captação; Marilene Ribeiro, gerente administrativo financeiro; Cristiane Rocha Thiel, coordenadora de Comunicação, Toni Sando diretor superintendente, Flávia Taulois, da área de Comunicação. Todos do São Paulo
Convention & Visitors Bureau (SPCVB)

 
Gustavo Minatel, gerente de Marketing da Atlantica; Rafaela Guma e Augusto Argenti Rocha, ambos da Pmweb


Josy Karabolad, com Andrea Passarelli e Andrea Batista, as três gerentes de Contas do Sheraton São Paulo WTC Hotel


Marcelo Marinho, gerente de Marketing Corporativo, com Fanny Cutrale, diretora comercial, ambos da InterCity


Caio Fonseca, diretor do Juma Lodge e do futuro Juma Opera


Anderson Cosme da Silva, Assistente de Marketing da HB Hotelaria, com Sofia Borges, do departamento de Reservas da Atlantica Hotels


Marco Quioratto, gerente de Vendas do Park Suites ITC, com Rafaela Biondo, gerente de Contas da Atlantica Hotels

Tarcila Ruiz, gerente de Vendas da Capcana Gastronomia e Eventos


Fernando Turce Lopes, da Pousada Frangipani


Anderson Cosme da Silva, assistente de Marketing, ladeado por Valquíria Gemelgo e Antonia Peitl, executivas de contas.
Todos da HB Hotelaria


Rafael Wagner, gerente geral do
Planalto Hotel & Eventos

 
Acácio Batista, proprietário do AS Flat
 
Ari Giorgi, da CM Net Soluções, ladeado por Fernando de Paulo, da ABIH-SP, e Eduardo Melo, profissional de vendas
 
Cláudia Pirani, da Language Land, Marcia Mura, da Guest Associados, Simone Sansiviero, mestre em hotelaria da UAM e Haroldo Gutierrez, da Haroldo Gutierrez Marketing em Hotelaria
 
Jota de Miami e Mônica Pignatare,
executiva de Contas do Green Place

 
Pilar Osório, da Travel Click, Augusto Rocha, da Pmweb, e Ana Luiza Alcure e Gustavo Alcure, ambos da Revenue Management Soluções
 
Marcelo Pirani, da Cenarium Training & Coaching, Jota de Miami,  Cláudia Pirani, da Language Land, e Peter Kutuchian, publisher do Hôtelier News

 
Angela Ouchi, executiva de Contas do Caesar Business,
 Alessandra Ranieri, gerente de Vendas e Satie Kakihara,
gerente de Vendas, ambas do InterContinental São Paulo
 
Graziela Martins, gerente de Vendas, Priscila Yumi e Robson Ribeiro da Costa, todos do Paradise Golf & Lake Resort  
 
Viviane Amadei, gerente de Vendas Key Accounts, Gustavo Minatel, gerente de Marketing, Fabiana Conde Ferrari, gerente regional de Vendas, os três da Atlantica Hotels
International, e Rafaela Guma, da Pmweb   
 
Adriana Barbarini, gerente de Contas do Sheraton Hotels & Resorts 
 
Mônica Pignatare, executiva de Contas do Green Place e
Carolina Papalardo, coordenadora de Marketing do Golden Tulip 
 
Vera Andrade, da Anagrama Hospitalidade 
 
Renata Aguiar, gerente de Vendas, Elaine Carmo
e Juliana Moreno,
do Plaza Inn  
 
Odivan Sidimar Eggert, gerente comercial e Paulo Baldan,
diretor administrativo do Viale Hotel 
 
Maryanne Moreno, gerente de Contas do Serhs Natal, e
Simone Sansivieiro, mestre em hotelaria da UAM 
 

Marly Lemos e Maurício Lemos, ambos do Varandas da Montanha  
 
 Alexandre Daunis, gerente comercial, e
Marcelo Saldanha, diretor comercial, os dois do grupo Solare