Realizada ontem (16) em Foz do Iguaçu (PR), a XV Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul contou com a presença de Carlos Enrique Meyer (Argentina), Marcela Bacigalupo (Paraguai), Benjamin Liberoff (Uruguai), Emílio Álvarez (Venezuela) e Javiera Montes Cruz (Chile), além do ministro brasileiro, Henrique Alves, e teve como centro das discussões o apoio múuto e o trabalho conjunto das nações.

Entre as propostas destacam-se a harmonização das estatísticas, os avanços na criação do fundo de promoção turística do Mercosul e a promoção conjunta de destinos em mercados distantes. Além disso, foram debatidas as propostas de roteiros integrados, fundamentais para estimular o aumento do fluxo de pessoas entre os países.

Para Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, também presente na ocasião, o momento é propício para investir na tecnologia, para que se crie um canal para a educação e a capacitação a distância. “Os agentes de viagem no Japão podem, por meio de uma plataforma de relacionamento virtual, conhecer os destinos, produtos e serviços oferecidos aos turistas que desejam conhecer os países do Mercosul”, disse. 

Outra decisão acordada entre os membros da reunião é a análise das consequências dos sistemas de comercialização do turismo on-line nos mercados do Mercosul e suas consequências no sistema tributário.

Serviço
www.turismo.gov.br