IBGE: atividade turística tem alta de 4,8% em setembro

IBGE- turismoSão Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro apresentaram as maiores altas no período

 IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem (12) os resultados das atividades turísticas de setembro. O período foi 4,8% superior ao mês de agosto e quatro vezes maior do que o registrado por todo o setor de serviços (1,2%) na mesma base de comparação. Os estados com maior destaque foram São Paulo (10,5%); Distrito Federal (4,8%) e Rio de Janeiro (2,1%).

“Estamos trabalhando para conseguir resultados como estes, que mostram a relevância deste segmento para ajudar no desenvolvimento econômico do país. Ainda temos muito a crescer e vamos continuar atuando nisso, para gerar mais emprego e renda para os brasileiros”, celebrou Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo

De janeiro a setembro, o índice teve incremento de 2,2% frente ao mesmo período em 2018. Segundo o IBGE, os resultados foram impulsionados por locações de automóveis, mercado hoteleiro, serviços de catering, bufê e comida preparada. Neste comparativo, os destaques vão para os estados do Ceará (5,9%), seguido por São Paulo (5,1%), Minas Gerais (2%) e Rio de Janeiro (1,2%).

IBGE: agosto

No mês anterior, a pesquisa apontou recuo nas atividades turísticas. Agosto registrou retração de 4,2% frente a julho - que encerrou com alta de 4,4% - impulsionado pelas férias escolares. Em agosto,  11 das 12 unidades da federação acompanharam este movimento de retração, com destaque para São Paulo, onde há recuo de 7,1%, seguido por Rio de Janeiro (-2,3%); e Paraná (-4,8%). Em sentido contrário, o único resultado positivo veio da Bahia (+0,9%).

(*) Crédito da foto: pauloduarte/Pixabay

Comentários