ICH Administração de Hotéis - hotel São LeopoldoUnidade de São Leopoldo (RS) é uma das novidades de 2019

A ICH Administração de Hotéis fechou 2018 com alta de 26% no faturamento em relação a 2017, totalizando R$ 299 milhões. Detentora das marcas Intercity Hotéis, Yoo2 by Intercity e Hi!, a empresa abriu cinco empreendimentos no ano passado. Levando em conta a mesma base de hotéis em funcionamento em 2017, a alta na receita foi de 16%. 

A rede gaúcha também apresentou outros números positivos, com destaque para o RevPar. Em 2018, o indicador avançou 14% em relação ao ano anterior, acima da média de 9,8% dos hotéis midscale associados ao FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Outro índice com alta de dois dígitos foi a ocupação, que avançou 11% na mesma base de comparação, também superior à média de 7,8% do FOHB.

Na avaliação da empresa, os resultados são fruto da ICDS, plataforma que se apoia em análises estratégicas, conectividade e gerenciamento de receitas. O sistema oferece um alinhamento detalhado entre as áreas de Vendas, Marketing e RM. Com base nele, a ICH Administração de Hotéis articulou o plano de expansão atualmente em prática.

O crescimento vem sendo gradativo. No primeiro semestre de 2018, por exemplo, aumentou 9% o número de unidades e 22% a oferta de quartos frente igual período de 2017. As inaugurações ocorreram em Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Três Rios (RJ) e Maceió, (AL), permitindo à rede alcançar 40 empreendimentos sob gestão.

ICH Administração de Hotéis - Alexandre GehlenGehlen está otimista com a continuidade da expansão em 2019

ICH Administração de Hotéis: impulso 

Outro destaque do ano foi o Distribuited by Intercity, serviço ofertado a hotéis independentes, que passam a integrar o portfólio comercial da companhia gaúcha. Vendas, marketing, distribuição e RM (Revenue Management) são algumas das ferramentas disponibilizadas para quem passa a usá-lo.

O Hotel Nacional, em São José do Rio Preto, foi o primeiro associado. O empreendimento apresentou crescimento significativo no primeiro ano operando com a rede. De janeiro a julho, por exemplo, o empreendimento expandiu 18% as receitas de hospedagem da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) frente igual período do ano anterior. Já o faturamento oriundo de hospedagens globais avançou 20% na mesma base de comparação, enquanto a diária média subiu 6,7%.

Visando conectar o portfólio da rede ao mercado internacional, a Intercity Hotels, iniciou uma cooperação de marketing e vendas. Em parceria com a Intercity alemã, pertencente à Deutsche Hospitality, a ICH Administração de Hotéis pretende ampliar sua base de clientes. O acordo inclui ações como conexão de sites, centrais de reservas e participações em feiras. 

"Após um período difícil, devido à instabilidade político-econômica do país, podemos observar uma retomada econômica positiva do mercado e da ICH”, explica Alexandre Gehlen, diretor geral da empresa. “Com a economia mais aquecida e as definições no meio político, temos boas projeções para 2019, apoiado no crescimento sustentável e nos diferenciais competitivos como a plataforma ICDS e o Distribuited by Intercity”, completa.

Para este ano, a expectativa é ultrapassar a barreira de R$ 300 milhões de faturamento. A estimativa de crescimento no indicador é de 6%, informa a ICH Administração de Hotéis. Está prevista também a inauguração de quatro unidades: São Leopoldo (RS), Campina Grande (PB), Itupeva (SP) e Casa Verde, na capital paulista. Em paralelo, a rede também deve assumir novas operações por meio de conversões.

(*) Crédito da capa e da foto: Arquivo HN

(**) Crédito da foto: Divulgação/Intercity Hotéis