Uma recente pesquisa realizada pela Hostelworld – plataforma de alcance  mundial de reserva de hostels e albergues – mostra que a dificuldade com idiomas é um obstáculo para a viagem de mais de 33 milhões de cidadãos brasileiros (16%) que deixam de visitar o exterior. A pesquisa foi feita pela internet.

Segundo informa a empresa pesquisadora, os Estados Unidos receberiam ainda mais brasileiros se a língua não fosse um problema – 14% dos entrevistados responderam assim. França, Alemanha, Japão e Itália deixam de ser visitadas pela dificuldade com o idioma. Os EUA (junto com o Japão) seriam também o destino principal para franceses, enquanto os americanos preferiam ir até à Itália, e britânicos, italianos e espanhóis optariam viajar ao Japão.

"A capacidade de falar outras línguas não é essencial quando se viaja e ninguém deveria sentir-se excluído por não falar um idioma – mas a verdade é que pode fazer uma grande diferença, ajudando-o a mergulhar totalmente na cultura do país visitado de uma forma que você não poderia de outra maneira", pondera Otto Rosenberger, diretor de Marketing do Hostelworld, sobre os resultados da pesquisa.

Enquanto metade dos brasileiros (49%) são capazes de falar uma segunda língua, mais de dois terços da população (68%) ainda deseja melhorar seu segundo idioma.

* Foto de capa: divulgação/Na mídia Comunicação