(imagem: divulgação/Assessoria Lucia Furlan)

Por meio de uma parceria com a Water Footprint Network (WFN), empresa especializada em uso de água, o IHG (InterContinental Hotels Group) mapeou seu portfólio global, composto de mais de cinco mil propriedades abertas e aproximadamente 1 mil canais em hotéis com o objetivo de conscientizá-los da quantidade e qualidade da água utilizada nas unidades.

A rede anunciou em 2015 a criação do programa global de gestão responsável de água que trazia uma avaliação dos seus riscos na indústria da hospitalidade até os dias de hoje. O programa fornece a base para que o IHG desenvolva ações para a gestão responsável em cada unidade, levando em consideração itens como a maturidade do empreendimento, o tipo e nível de risco no uso indevido do recurso, e estratégias adotadas para a resolução de problemas.

Tais ações permitem aos hotéis a monitoração mais eficiente do recurso, conscientizando seus colaboradores, hóspedes e demais partes envolvidas na gestão responsável de água. 

De acordo com Paul Snyder, vice-presidente de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade Ambiental do IHG, "estamos presentes em quase 100 países, por esta razão, abordar o uso da água nas mais de cinco mil propriedades IHG é uma oportunidade ambiental e econômica significativa para a rede e para as comunidades onde operamos. A análise abrangente que desenvolvemos com a Water Footprint Network nos coloca em uma posição forte para capacitar os nossos hotéis com o objetivo de que façam a diferença nas comunidades também no que diz respeito a gestão de água".

Green Solutions
Algumas das ações que a rede mantém no quesito sustentabilidade incluem a criação da ferramenta on-line IHG Green Engage, que dá acesso a mais de 200 ações específicas, ou "Green Solutions", a fim de diminuir o impacto ambiental nos hotéis, sendo 30 delas dedicadas exclusivamente à água.

A ferramenta possibilita aos hotéis o controle do consumo de água em uma base mensal, além de orientações na sua economia por meio de medição, coleta de águas pluviais e instalação de dispositivos como torneiras de baixo fluxo e chuveiros.

Serviço
ihg.com