IHG - Keith BarrBarr destacou o investimento no mercado chinês

O InterContinental Hotels Group (IHG) divulgou hoje (9) o balanço do primeiro semestre de 2018. No período, a rede britânica teve receita total de US$ 900 milhões, alta de 4% frente aos seis primeiros meses de 2017. Já o lucro operacional subiu 8% na mesma base de comparação, somando US$ 406 milhões.

Em termos globais, o IHG teve crescimento nos principais indicadores do setor. Enquanto a diária média subiu 2,1%, a ocupação e o RevPar aumentaram 1,1% e 3,7%, respectivamente. No comunicado divulgado ao mercado, a rede britânica ressaltou a performance global em assinaturas de novos contratos, com 29 mil quartos previstos no pipeline. Além disso, a empresa destacou o crescimento do portfólio no período, que avançou 4,1% (recorde em uma década), totalizando agora 5.431 hotéis (810 mil habitações).

“Em fevereiro, definimos uma série de novas iniciativas para sustentar nossa estratégia de aceleração do crescimento da rede. Adicionamos três marcas nos últimos 12 meses, caso da avid hotel, em setembro passado, para o qual já temos 130 hotéis assinados; voco hotels, em junho de 2018; e a aquisição da Regent Hotels & Resorts, em julho”, afirma Keith Barr, CEO do IHG.

IHG: China e Américas

O mercado chinês foi o principal responsável pelos números positivos da empresa britânica. Na região, o RevPar subiu 10,1% frente ao primeiro semestre de 2017, bem acima do indicador global (+3,7%) e das Américas (+3,2%). No país asiático a empresa abiu 7 mil quartos no período, o que também puxou para cima o faturamento (+13%) e o lucro (+13%). No pipeline de desenvolvimento há ainda 80 mil apartamentos previstos, dos quais 17 mil (recorde) estão assinados.

“Cada uma das regiões onde atuamos continua a performar bem. Esse desempenho é liderado pela China, onde o crescimento de dois dígitos tanto no RevPAR, quanto no tamanho da rede, associado ao número recorde de assinaturas, reflete os benefícios contínuos de nosso foco estratégico de longo prazo neste importante mercado”, diz Barr.

IHG - avid hotelsExpansão da avid hotels nas Américas é acelerada

Na região das Américas, receita e lucro expandiram 5% e 4%, respectivamente. Em paralelo, 91 hotéis (9 mil quartos) foram inaugurados, sendo mais de dois terços da família Holiday Inn. No início do mês, por exemplo, o IHG anunciou ter chegado a marca de 100 hotéis administrados da marca apenas no Canadá.

Também foram assinados contratos para desenvolvimento de 195 hotéis (20 mil apartamentos), sendo 130 da marca avid hotels desde o lançamento da bandeira nos EUA, no Canadá e no México. Segundo o IHG, entre esses acordos, 82 estão em estágio avançado. A empresa informa ainda que a primeira abertura fica em Oklahoma, provavelmente no terceiro trimestre de 2018.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/InterContinental Hotels Group (IHG)