IHS MarkitPesquisa mostra fortalecimento dos negócios nos últimos meses

O setor de serviços no Brasil registrou uma expansão mais acentuada em setembro. Em contrapartida, a confiança sofreu ligeira queda. Os dados estão na pesquisa Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgado pela IHS Markit. 

O PMI de serviços teve elevação de 51,4 para 51,8, entre agosto e setembro, conforme a agência Reuters. A marca de 50 pontos singifica a separação entre contração e crescimento. Abaixo de 50, o índice mostra recuo. Entre os motivos para a alta estão a melhora da demanda e do nível de emprego. 

IHS Markit: novos negócios nos últimos seis meses

O mês de setembro foi marcado por grandes projetos. Além disso, houve uma entrada de novos negócios nos últimos seis meses, resultado da expansão da base de clientes das empresas e melhoria na demanda. As política econômicas consideradas mais favoráveis também teriam influenciado no resultado. 

Já o ritmo de criação de vagas de empregos, foi considerado o mais forte nos últimos quatro anos e meio para o mês de setembro. O subsetor de Finanças e Seguros foi o que liderou essa expansão.

Na pesquisa, as empresas indicaram ainda que o para os próximos 12 meses, mais investimentos e novas tecnologias devem ser mais intensos. Com isso, espera-se que haja um aumento da produção. Porém, o grau de otimismo caiu para um patamar de mínima de três meses.

(*) Crédito da foto: Lorenzo Cafaro/Pixabay