Ilhabela (SP) lança projeto Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos

Amanhã (sexta-feira, dia 22), às 9h30, as comunidades tradicionais caiçaras da Baía de Castelhanos, em Ilhabela, lançam a iniciativa "Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos", um projeto de gestão turística sustentável de uma das praias mais bem preservadas da ilha. O projeto, liderado pela comunidade local, é uma iniciativa totalmente independente desenvolvida pelas seis comunidades que vivem em Castelhanos em parceria com a consultoria da Maembipe Ecoturismo, Daniella Marcondes e o gestor e guia do Pouso Sambaquis Ilhabela, Alex Damico.

A partir de um programa de capacitação de três meses, que compreendeu oficinas de ecoturismo, monitoria em trilhas, gestão e planejamento, o grupo preparou roteiros especiais para receber os visitantes em Castelhanos, com foco na valorização da cultura caiçara e na preservação ambiental.

Os novos roteiros que incluem trilhas únicas, passeios de barco, vivências gastronômicas e oficinas temáticas, já estão disponíveis para visitantes e operadoras e podem ser consultados por meio do site castelhanos.org que também será lançado oficialmente nesta sexta-feira. O evento de lançamento ocorre no Canto da Lagoa, na Praia dos Castalhanos e é aberto ao público.

O Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos é uma iniciativa independente que está prevista no Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela e é a primeira ação realizada dentro do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). A proposta teve início durante a realização do I Workshop de Marketing e Turismo Sustentável de Ilhabela, em abril de 2016. O projeto tem o objetivo de desenvolver um turismo mais responsável e sustentável na região, que inclua e torne protagonista a comunidade local e está de acordo com as políticas públicas municipais, como o Plano Diretor e o Plano Gestor de Turismo, e as estaduais, como o Plano de Manejo e Gerenciamento Costeiro.

O projeto “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” conta com o patrocínio do Ilhabela Convention & Visitors Bureau e da Associação Castelhanos Vive. Trata-se de uma  realização da Maembipe Ecoturismo Consultoria e Pouso Sambaquis Pousada e Turismo de Aventura com apoio da SOS Mata Atlântica, ONG Garupa, Ana Duék do blog Viajar Verde; Thalita Tomazetti do blog Turismo Comunitário, OCA Consultoria Ambiental, Associação Amor Castelhanos, Mirô Ilustração Criativa, Paula Arantes, Ana Silva e Mariana Pirró.

* Crédito da foto: Viajar Verde Turismo Sustentável

Comentários