paralisação dos caminhoneirosParalisação tem reflexos no turismo

O Conselho de Turismo da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do Estado de São Paulo estima que o setor de turismo na capital paulista pode acarretar perda de R$ 104 milhões no faturamento com a paralisação dos caminhoneiros. A estimativa é baseada nos dados da PCSS (Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços) da associação, com a análise do Grupo 13, que envolve as atividades de hotelaria, agências de turismo, excursões, planejamento e organização de feiras, festas e congressos.
 
Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o atual cenário faz com que as pessoas evitem viagens de carro e demais transportes, além de influenciar hospedagem, eventos e demais ações relacionadas ao turismo. "O impacto negativo está sendo subestimado, pois seria ainda maior se fossem incluídos setores como de locação de veículos, espetáculos, transportes etc.", afirma.
 
A presidente do Conselho ressalta que, embora bastante resiliente, o setor de turismo tem como característica ser o primeiro alvo dos cortes e um dos últimos a se recuperar em situações de paralisações. Para Mariana, cada dia que a greve permanece forte provoca mais perdas monetárias e dificuldades na geração de novos empregos. 
 
Paralisação dos caminhoneiros e mais impactos

O Conselho de Turismo da organização já projeta prejuízos para eventos e períodos que favoreceriam segmento turístico na cidade. Para a FecomércioSP, caso não haja solução do problema nos próximos dias, a atividade turística durante o feriado de Corpus Christi poderá ser afetada, assim como os principais eventos da cidade, como a Parada do Orgulho LGBT.

"Os consumidores que já têm viagem marcada devem contatar companhias aéreas e de ônibus, locadora de veículos, hotéis e pousadas para verificar o status de funcionamento, abastecimento e de infraestrutura", orienta Mariana.

Sobre esse tema, a reportagem do Hôtelier News contatou alguns hotéis e redes para entender os reflexos pelo Brasil. O texto completo, com diferente sposicionamentos de hoteleiros pode ser acessado clicando aqui.

(*) Crédito da Foto: Valter Campanato/Agência Brasil