InfohbEm linhas gerais, números do 1º trimestre foram positivos

Os primeiros três meses do ano foram favoráveis para a hotelaria de rede no Brasil. De acordo com números divulgados pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o mercado teve alta na comparação com igual período de 2017. Nos resultados consolidados, os três principais indicadores do setor registraram crescimento. Enquanto a ocupação aumentou 7,6%, a diária média anotou elevação tímida de 0,4% e o RevPar avançou 8%.

Os indicativos do trimestre são parte do relatório InFohb, que está em sua 128ª edição. Eles levam em consideração dados de 435 meios de hospedagem (mais de 67 mil apartamentos) das empresas associadas. 

Segundo o Fohb, a ocupação média do país subiu de 52,28% para 56,25% na comparação entre os períodos analisados. A região Nordeste teve o melhor índice no quesito, com 68,46%, enquanto o Norte teve 49% dos quartos preenchidos. No recorte individual, todas as regiões tiveram variação positiva. 

Já no apanhado sobre diária média, a única zona com queda foi o Norte (-8,4%). O número pesou na direção oposta do aumento de 5% no Centro-Oeste e de 2% no Nordeste, fazendo a média geral ficar praticamente estável (+0,4%).

O RevPar gerou os melhores números, apontam os números do InFohb. O indicador pulou de R$ 118,76 nos primeiros três meses de 2017 para R$ 128,25 este ano. Sul e Sudeste registraram alta de 6,8% e 7,7%, respectivamente.

Infohb dividido em categorias

O levantamento mostra ainda os números analisados da perspectiva das categorias hoteleiras. Sob essa ótica, a ocupação cresceu 6,2% nas unidades econômicas, 9,8% entre os midscale e 6% entre os upscale. Nos demais indicadores por categoria sempre houve subida, com a exceção da diária média para os meios de hospedagem midscale (-0,9%).

Municípios

No recorte de municípios, os pesquisadores analisaram 15 destinos. No tocante a ocupação, apenas Goiânia apresentou declínio (-9,6%). As maiores subidas foram verificadas em Belém (27,1%) e Salvador (18,6%).

No indicador diária média quase todos os destinos tiveram retração. Somente quatro aparecem com índices positivos: São Paulo (+4,6%), Recife (+3,3%), Brasília (+9,6%) e Florianópolis (+0,4%). Fortaleza manteve performance idêntica ao visto em 2017.

Para as contas de RevPar, 13 municípios aparecem com alta. As mais acentuadas foram de hotéis em Brasília (+20,6%), Salvador (+16,7%) e Fortaleza (+11,3%).

Reajuste de tarifas como meta

Alexandre Gehlen, presidente do Fohb e CEO da rede Intercity, pondera que os dados podem ficar ainda mais positivos quando os preços voltarem a subir. "Estamos experimentando números importantes de crescimento. Entretanto, esses dados ainda estão muito baseados em volume. Falta subir o valor das diárias", aponta.

De acordo com o executivo, a estabilização trazida pelo bom desempenho do ano pode ser o fôlego necessário para que a readequação de diárias aconteça. "Já temos o volume, primeiro sintoma da recuperação. Agora, os hotéis terão coragem para reajustar os valores", reitera.

Sobre mês de abril, que não está no levantamento, Gehlen antecipa que as subidas não foram tão consideráveis. "Tivemos uma pequena arrefecida, mas nada muito dramático", considera. "Não temos bola de cristal, mas cremos que, se tudo caminhar como está previsto, teremos um restante de ano muito bom", finaliza.

Subida anunciada

Em relatório divulgado no final do ano passado, o Fohb já previa desempenho positivo para o início da temporada. No balanço divulgado em novembro, a organização contabilizava as quedas da temporada, mas anunciava melhoras chegando com o novo ano.

(*) Crédito da foto: Geralt/Pixabay