Com a crescente retomada da hotelaria brasileira apontada no último relatório InFOHB, a 150ª edição do boletim de desempenho do mercado traz o panorama de janeiro, apontando como será 2020. No primeiro mês do ano, todos os resultados consolidados apresentaram alta nos três indicadores: taxa de ocupação (3,3%), diária média (5,2%) e RevPar (8,7%). Este último de demonstrou crescimento massivo em todas as regiões, como veremos mais à frente.

Na performance por região, apenas o Centro-Oeste apresentou queda (-3%), desempenho bem diferente do registrado em novembro, quando os estados se destacaram em todos os indicadores. As demais alcançaram números positivos: Norte (7,3%); Sudeste (4,6%); Nordeste (2,7%) e Sul (1,9%). A diária média também manteve sua ascensão em todas as regiões, com destaque para o Sudeste, que subiu 7,2%.

O grande destaque de janeiro, sem dúvidas, foi o RevPar. Apenas no Sudeste, o lucro por quarto subiu 12,1%, seguido por Norte (8,1%); Nordeste (3,5%); Sul (3,4%) e Centro-Oeste (0,4%). Em São Paulo, o indicador apresentou alta de 16,9%, Rio de Janeiro (17%), Goiânia (18,6%) e Manaus (10%). Na outra ponta, Fortaleza e Porto Alegre tiveram declínios de -4,5% e -0,8%, respectivamente.

infohb

InFOHB: categorias

Sobre as categorias, o boletim aponta bons resultados em todos os segmentos. Empreendimentos Econômicos registraram incremento na ocupação (4,7%); diária média (4,2%) e RevPar (3,3%). A categoria Midscale apontou ocupação (2,2%); diária média (6,9%) e RevPar (5,2%). Por fim, hotéis Upscale tiveram alta de 2,7 na ocupação; 4,6% em diária média e 8,7% em RevPar.

(*) Crédito da capa: RyanMcGuire/Pixabay

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação/FOHB