Infraero volta atrás e adia obras no Aeroporto Santos Dumont (RJ)

santos dumont- reformasAnac quer fazer melhorias na pista auxiliar

Anunciadas na semana passada, as obras na pista do Aeroporto Santos Dumont (RJ) foram adiadas por tempo indeterminado. Em nota divulgada hoje (25), a Infraero informou que segue uma determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A agência quer que a estatal aeroportuária faça antes a recuperação da pista auxiliar do terminal carioca.

Segundo a Infraero, a medida se faz necessária porque, quando as obras na pista principal começarem, a auxiliar receberá todos os voos do aeroporto. A estimativa é que a manutenção na via dure até 15 de julho. Depois disso, será preciso que a Anac libere a pista para receber operações de pousos e decolagens. Com a aprovação da agência, a estatal tem 45 dias para iniciar as intervenções.

Santos Dumont: transferência

Com o fechamento da pista principal, vários voos deverão ser transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão. A maior parte dessas operações é da Latam. Na nota divulgada hoje, a Infraero alega preocupações com a segurança e impactos para mais de 770 mil passageiros que utilizam o aeroporto por mês.

Isso porque a Latam não possui aviões que sigam os padrões para operar na segunda auxiliar, em função da restrição de peso e tamanho das aeronaves. São autorizados circular na pista os modelos ATR-72 e E-195, ambos da Azul, além de uma versão menor do Boing 737 da Gol, com capacidade para 138 passageiros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Infraero

Comentários