João Pessoa foi fundada na beira do Rio Sanhauá (fotos: Peter Kutuchian)
 
E imprescindível falar de um hotel sem mencionar o próprio destino no qual o empreendimento está inserido. Inaugurado em abril de 2010, o InterCity Premium João Pessoa foi concebido para atender principalmente o segmento de negócios. Não é raro, porém, perceber que alguns hóspedes estão no empreendimento por puro lazer. E isso é natural, pois o meio de hospedagem, operado pela rede gaúcha InterCity, está localizado na praia de Manaíra, em uma área tranquila, longe do burburinho de Tambaú, onde estão concentradas algumas atrações – como a feirinha de artesanato, bares e restaurantes.
 
De Manaíra é possível partir para outras praias como Bessa e Intermares, esta última quase deserta e com poucas construções na orla. Ou ir até a praia fluvial do Jacaré para ver o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, tocado pelo saxofone de Jurandy, que há mais de nove anos atua diariamente – seu recorde é de três mil boleros tocados ininterruptamente.
 
Ir até o Centro Histórico e visitar algumas igrejas como a da Ordem Terceira de São Francisco (tombada pelo Iphan), em excelente estado de conservação. E o antigo Hotel Globo, hoje desativado, mas que recebeu personalidades e foi o ponto de glamour entre as décadas de 30 e 50 do século passado. Ir até o seu quintal e poder ver uma paisagem inesquecível do rio Sanhauá.
 
Ou ainda, simplesmente passear pelas ruas e absorver momentos da história que serviram de estopim para a Revolução de 1930, com o assassinato do político João Pessoa, presidente do Estado e candidato a vice do presidente Getúlio Vargas. Morto em Recife, o ato político-criminoso penetrou nos paraibanos muita comoção pessoal, e por isso a capital recebeu o nome de um dos mais queridos políticos brasileiros daquela época, que lutou contra o coronelismo e a oligarquia.
 
João Pessoa foi fundada em 1585 como Povoação de Nossa Senhora das Neves. Quatro anos depois, já como cidade, e em 1600, como Cidade Filipéia, o nome era homenagem ao rei Felipe da Espanha. Em 1635 foi conquistada pelos holandeses e passou a se chamar Frederikstad, reassumindo seu verdadeiro nome após a saída dos conquistadores do norte da Europa. Em 1817, vira Cidade da Parahyba. Em 4 de setembro de 1930, a Assembleia Legislativa Estadual aprova a mudança do nome para João Pessoa.
 
A mais oriental e a segunda mais verde A capital da Paraíba é a cidade mais oriental do Brasil e das Américas e seu ponto máximo de proximidade com a África fica na Ponta dos Seixas, região Sul da cidade. Doze rios banham o destino, que foi considerado como "a segunda capital mais verde do mundo" com mais de 7 m² de floresta por habitante.
 
Duas reservas de Mata Atlântica servem de pulmões para o município: o Parque Arruda Câmera (Bica), situada no bairro central Róger, e a Mata do Buraquinho, onde também fica o Jardim Botânico da Cidade. É ela a responsável pela umidificação e mantimento da temperatura mais estável e amena – média de 28° no ano, com picos máximos de até 32° – durante o verão.
 
E foi assim, imbuídos pela sensação de acolhimento e muita simpatia do povo paraibano, que nos hospedamos no InterCity João Pessoa. Com certeza, voltaremos ao destino para o lazer, que se mostrou limpo e com boas opções gastronômicas e culturais.
 
Por Peter Kutuchian*
 
Chegando no InterCity João Pessoa, localizado na praia de Manaíra
 
O acesso é pela João Maurício, a avenida da praia
 
A equipe de atendimento do InterCity começa pelos mensageiros Josivaldo da Silva, Alesandro dos Santos e Adelson Nunes 
 
Atrás do balcão, o comando é de Gustavo Mendes, e as agentes de atendimento ao cliente são Joria Laiana e Edvanda Bezerra
 
 Marisa Silva e Ygor Escobar completam o time
 
Alguns cliques no lobby mostram…
 
…Que há bastante espaço e iluminação natural
 
 Lisiane Burin é a gerente geral e…
 
   …Parte de seu comitê executivo é integrado por: Deyse de Souza Costa (governanta); João de Sousa Lima Filho (supervisor de A&B); e Sofia de Lourdes Barbosa da Costa (coordenadora Administrativo-Financeiro)
 
Mais alguns ângulos do lobby…
 
Que conta com uma rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais ou para o ir e vir de bagagens
 
Anexo, fica o restaurante do InterCity João Pessoa
 
Com espaço suficiente para atender hóspedes e passantes
 
 Quem faz o atendimento do ponto de vendas de A&B? As sempre simpáticas Ingrid, Dulcilene e Roseane
 
Em frente ao restaurante fica o computador para acesso à internet
 
 
Uma das fachadas laterais do edifício, vista por frente e por trás
 
Hospedagem Os apartamentos do InterCity João Pessoa são bem espaçosos, e até mesmo a habitação menor (Studio) é bem confortável, agradável e aconchegante. A que foi utilizada por este que lhe escreve tinha vista lateral para o mar.

 
Equipada com os tradicionais equipamentos da hotelaria como cofre, ar-condicionado split (que teimava abrir as palhetas e soprar o ar gelado diretamente sobre minha cabeça na cama), secador de cabelos, frigobar, telefone, TV, acesso à internet, mesa de trabalho, além de bancada e pia estilo flat.

 
Pudemos também experimentar o apartamento de um quarto, que conta com sala equipada com sofá e poltrona, além de duas TVs, uma nesse recinto e outra no quarto. As demais amenidades e equipamentos eram iguais à da outra UH.
 
  Subindo para o apartamento 216, logo na entrada a mesa de trabalho…
 
A saleta, que fica antes da varanda
 
   Alguns detalhes como o controle do ar-condicionado, folhetos, questionário e os avisos das maçanetas
 
TV de LCD e telefone sob o móvel
 
A UH conta também com…
 
 
…Bancada com pia e serviço de frigobar, operado pela Anserve
 
No quarto, a peça fundamental para uma boa noite
 
  Além de outra TV, do ar split, maleiro, cofre e "armário" diferente
 
  O banheiro compacto e amenities
 
Durante a estada no InterCity, pudemos "experimentar" também a habitação de categoria Studio, aconchegante e com…
 
…Essa agradável vista
 
Lazer & Eventos Localizada na cobertura, a área de lazer do InterCity compreende os itens básicos de um meio de hospedagem: piscina, sauna, ducha e academia. Há também um bar para sorver águas, "refris" e cervejas. Demais opções de alimentação e bebidas devem ser solicitadas ao restaurante no térreo – por meio do telefone disponibilizado no balcão do bar.

 
A piscina não permite devaneios olímpicos como grandes braçadas ou saltos ornamentais, porém é indicada para aquietar os anseios do frescor, permitindo aos que a utilizam se acomodarem de forma confortável para apreciar também a vista da orla de Manaíra.

 
A sala de ginástica contém os equipamentos para a execução de exercícios para a queima de calorias, e a sauna e a ducha contam com espaço normal conforme a maioria dos projetos idealizados para o segmento.

 
No mesmo pavimento encontra-se o único espaço para eventos do InterCity João Pessoa: a Sala Tambaba – com capacidade para até 100 pessoas no formato auditório.
 
Ficamos hospedados no último pavimento, onde, além dos apartamentos, estão situadas outras áreas do hotel
 
Como a de lazer, que inclui o deque e a piscina…
 
Que não é infinita, mas que conta com as exuberantes vistas…
 
Em direção ao bairro Bessa e Intermares…
 
…À África…
 
…Ou à praia de Tambaú
 
Na cobertura, a infraestrutura para sentar, apreciar a vista e bebericar algo, trabalhar, ler, papear…
 
Sala de ginástica… 
 
  Sauna e ducha completam as atividades de lazer do InterCity João Pessoa
 
A única sala de eventos, a Tambaba, também fica localizada no quarto pavimento
 
Gastronomia De operação própria, o restaurante do empreendimento conta com espaço suficiente para receber simultaneamente seus hóspedes para o café da manhã. Suas mesas estão distribuídas em um salão de formato em "L" invertido. Na parte posterior, mais próximo à cozinha, é que são montadas as estações para o café da manhã.Completa e variada, a primeira refeição do dia pode ser complementada com tapiocas e queijo coalho grelhado, que são produzidos na própria cozinha. O room service 24h é a opção para saciar a fome em horários diferenciados. Já para os almoços e jantares, geralmente o turista, seja de lazer ou corporativo, prefere experimentar as opções externas. Na verdade esse é o grande desafio dos restaurantes hoteleiros: fazer com que o hóspede fique nele, mas é difícil. Nas cercanias do hotel existem várias opções típicas da gastronomia paraibana como os restaurantes Mangai e Picuí. Nós experimentamos algumas opções do restaurante do InterCity. Todos os pratos escolhidos tinham sabor e qualidade. Mas, sabendo que o restaurante típico Mangai é vizinho de fundos do hotel, é difícil resistir e não pular o muro para saborear o bufê e a atmosfera do Mangai.
 
No canto do restaurante, todas as manhãs, quatro estações são montadas para a primeira refeição do dia:  
No sentido horário: a dos itens quentes inclui a tradicional macaxeira; bolos caseiros típicos; a light e finalmente, a de frutas e frios
 
  
Ainda no sentido horário, visitamos a cozinha e durante nossa estada provamos alguns pratos como Camarão com catupiry, Queijo coalho grelhado e uma leve Salada de camarão

 
 Um dos restaurantes mais famosos de João Pessoa, o Mangai, é vizinho de fundos do hotel
 
Anoitece e o luminoso do InterCity Premium João Pessoa é aceso
 
A montagem deixa a praia triangular, porém nos permite ter uma ideia de sua extensão
 
Serviço InterCity Premium João Pessoa Avenida João Maurício, 1185 – Praia de Manaíra João Pessoa – Paraíba (83) 3048-8000
 
* O publisher do Hôtelier News viajou à Paraíba a convite da rede InterCity de Hotéis.