São Leopoldo agora tem uma logo da Intercity Hotels no skyline

São Leopoldo é o berço da imigração alemã no Brasil. A história conta que tudo começou no dia 25 de julho de 1824, quando chegaram 39 alemães à então Feitoria do Linho-Cânhamo. Eles foram enviados pelo imperador do Brasil, Dom Pedro I, para iniciar a povoação da região.

A Feitoria era uma fábrica de fios desativada, falida na verdade, mas serviu de base para a chegada das famílias. Ali elas aguardariam a distribuição de seus lotes. Quando chegaram, batizaram o local como Colônia Alemã de São Leopoldo. O nome era a homenagem à imperatriz Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, nascida na Áustria. 

A ação deu certo e, apenas 22 anos depois (1846), o destino emancipou-se de Porto Alegre. Em 1874, para facilitar o escoamento dos produtos ali fabricados, foi inaugurada a estrada de ferro ligando a cidade a Porto Alegre.

Por que deu certo, afinal? A principal razão foi porque os alemães tinham a mão cheia para a agricultura, além de serem bons artesãos. Essa base deu o impulso inicial no município para o desenvolvimento da indústria, no que é hoje o Vale do Rio dos Sinos. 

Por isso, em homenagem aos imigrantes alemães, o dia 25 de julho tornou-se feriado municipal. 

Intercity São Leopoldo: primeiro hotel de rede

A cinco de completar 200 anos de fundação, São Leopoldo ganhou neste ano o primeiro hotel de rede. Inaugurado em fevereiro, o Intercity local está localizado na região central, a três quadras da estação do metro, a duas do Shopping Bourbon e a uma da rua Independência, a via onde estão barzinhos, lojas e bancos. A distância do Aeroporto Internacional Salgado Filho é de 26 km, apenas 20 minutos de carro, sem trânsito.

"São Leopoldo é o hub da região, que é muito forte economicamente, com demanda principalmente pela Vale dos Sinos, onde há indústrias do segmento textil, metalúrgico e de calçados", diz Marcelo Marinho, diretor executivo de Marketing, Vendas e Distribuição da Intercity Hotéis. "São Leopoldo ganhou um grande up-grade com nossa chegada", completa.

A gerente geral, Adriana Balbinot, também opina sobre o mercado local. "Os executivos não precisam ficar mais em Porto Alegre, podem se hospedar aqui no Intercity São Leopoldo. Estamos muito bem localizados e prontos para atender a todos com um diferecial exclusivo na cidade", convida a executiva. 

Com 132 habitações, restaurante, academia de ginástica, lobby bar e estacionamento, o Intercity São Leopoldo é uma incorporação da Construtura Oliva

Intercity São Leopoldo: experiência de hospedagem

No total, 132 habitações integram o portfólio de hospedagem do Intercity São Leopoldo. Distribuídas em 11 pavimentos, dividem-se em quatro categorias: Standard, Luxo, Premium e PNE's. Todos os apartamentos tem 25 metros quadrados (m²). As três únicas suítes, localizadas no pavimento Premium, no décimo primeiro andar, têm 50 m². 

Com um design conceituado nos padrões atuais, os tons neutros dos quartos favorecem a enaltação do próprio hóspede. A hospedagem é redonda: boa cama, bom chuveiro e ar-condicionado, além de armários amplos (e sem portas). A Intercity Hotéis entrega o que se propõe a vender. Sem mais, nem menos.

Intercity São Leopoldo: gastronomia

Com um restaurante de 50 lugares no segundo pavimento, a gastronomia do Intercity São Leopoldo está baseada na expressão do café da manhã. Para almoço, jantar e room service, o cardápio é o mesmo. O departamento corporativo de A&B (Alimentos & Bebidas) fez um trabalho de pesquisa intenso, criando e reproduzindo os pratos mais pedidos na hotelaria. A entrega é um trivial padronizado, variando com saladas, sanduíches, pratos nacionais e internacionais, além de boas sobremesas.

Nossa experiência foi no café da manhã e no room service. A primeira refeição do dia atende plenamente às necessidades de um hóspede midscale. Variações de frutas, iogurtes, cereais, pães, bolos, queijos, embutidos e pratos quentes. Destaque para o mini churros recheado com doce de leite e bolo de banana. 

Já no room service, revivemos, depois de um bom tempo no mundo vegetariano, um Burguer City bem servido e com espessura artesanal, e uma Salada Intercity, que vale por uma refeição.

Para completar sua opção gastronômica, há também o Lobby Bar, em fase de implantação. Em breve, haverá uma adega e petiscos locais.

(*) Crédito da foto na capa: Claudio Fonseca

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News