Itapecerica da Serra - festival gastronômico_1Cidade tem o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres

No dia 4 de dezembro, a prefeitura de Itapecerica da Serra (SP) promove o I Festival de Gastronomia da Serra. Relizado em parceria com o Senac Taboão da Serra (SP), o encontro pretende resgatar a cultura caipira e incentivar jovens para atuar no setor. Chefs de hotéis e restaurantes locais prepararam receitas especiais para o evento, que ocorre das 13h às 17h.

O evento visa promover ingredientes de produtores regionais, como o cambuci e o palmito serrano. Os chefs Celso Frizon (Dr. Costela), José Adriano de Araujo (Hotel Terras Altas) e Genilda Vidulic (Espaço Hikari), entre outros, participam do encontro. Durante o festival, eles desenvolverão pratos autorais, valorizando insumos da Mata Atlântica. 

Os pratos serão julgados por um júri composto de professores do Senac Taboão da Serra e um crítico gastronômico. Uma das criações será escolhida como prato da cidade. “Além de escolher um símbolo culinário para a cidade, vamos convidar para o evento alunos do ensino médio que queiram seguir a carreira de gastronomia. Eles poderão ser futuros bolsistas no Senac, com quem o município possui um frutífero convênio”, diz o prefeito Jorge Costa.

Itapecerica da Serra: promoção

Para Elaine Saron, secretária municipal de Turismo, o evento ajuda a divulgar melhor os atrativos da cidade, que fica a 42 quilômetros de São Paulo. “É preciso mostrar que a cidade é um destino que oferece, além de ecoturismo e vivências religiosas, uma série de eventos que resgata a ancestralidade paulista”, avalia.

Marcos Dimanfa Bongianni, coordenador da área de gastronomia do Senac Taboão da Serra, ressalta a importância do festival. “Apoiar o evento reforça o posicionamento do Senac e nossa forma de educar: estimulando o empreendedorismo e a construção de alternativas para o  desenvolvimento, protagonismo e um caminho para o futuro do aluno”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Daria-Yakovleva/Pixabay

(*) Crédito da foto: Paulo Silveira/Jornal na Net