jericoacoara- pousadaFoi utilizado apenas 3% de cimento e tijolos em sua construção

Os turistas que visitam Jericoacoara (CE) agora contam com um tipo de hospedagem diferente. A Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana, localizada na Praça Principal, região central da vila, é a primeira pousada ecológica do destino. Totalmente desmontável, o empreendimento foi aberto este mês.

Com domos geodésicos de palha, e quatro tipos de cabanas com formatos diferentes, a pousada foi construída com apenas 3% de cimento e tijolos. Entre os materiais utilizados, 80% é pinus, madeira de reflorestamento utilizada na construção civil para a montagem de andaimes e para moldes de vigas. Outra matéria-prima utilizada foi a palha de carnaúba e outros materiais recicláveis.

"Construímos em 3 meses a pousada. Ela é completamente desmontável, pois trata-se de uma área alugada. O local estava sujo e não trazia uma boa imagem para a vila. Nesse tempo, transformamos um terreno vazio na praça em uma eco pousada inovadora", contou Letícia Alves, proprietária do empreendimento ao lado de Valérian Escher.

Ao chegar no local, os hóspedes já se deparam com uma Kombi Bar reformada pelo casal. "Quando a pessoa chega aqui, se surpreende desde a entrada. As mesas do café por exemplo foram feitas com janelas usadas. Canos que restaram da obra transformaram-se em luminárias. As camas são feitas, sabe de que? Forras de porta! Até na placa utilizamos o que restou da obra", explica Escher.

Jericoacoara: domo geodésico

Entre as acomodações, o Domo Geodésico é um dos destaques. A cabana conta com um cajueiro dentro, mantido pelos donos da pousada, dando um toque especial ao ambiente.Coberta por palhas de carnaúba, a cabana foi construída em formato de triângulos que juntos compõem uma grande área circular. "É o nosso retorno às nossas raízes. Ao tempo que tínhamos pouco e que isso era suficiente para sermos felizes", conta Letícia.

Com base nessa ideia, o Raiz propõe uma experimentação para seus hóspedes. A ideia é de que os hóspedes saiam do conforto de suas casas ou apartamentos e fiquem em uma habitação típica e rústica, mas, sem, com isso perder o conforto. "Você pode ter pouco, estar em uma cabaninha de madeira e ficar bem, confortável e com tudo que precisa para ter uma estadia única e inesquecível", finaliza Escher.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana