joão pessoa cvb - redução de IssnqCentro de Convenções  é o cartão de visitas da capital para o setor

Buscando fomentar o setor de eventos na capital paraibana, o João Pessoa CVB (Convention & Visitors Bureau de João Pessoa) lançou, na última sexta-feira (17), um projeto de redução de ISSQN para o segmento. A proposta é tornar o destino mais atrativo para captação de congressos, feiras e ações corporativas.

Segundo Marcus Abrantes, presidente do CVB, iniciativas semelhantes já foram implementadas em outras capitais e são importantes para impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico. “Entendemos que a redução é relevante para aquecer o mercado de eventos e beneficia toda a cadeia produtiva do setor, não só organizadores, e gerando empregos”, comenta.

Com ISS de 5%, a taxa é um dos maiores entraves na captação de feiras e congressos em comparação a outras capitais nordestinas. A proposta, que conta com o apoio de entidades turísticas e da Frente Parlamentar de Turismo, terá o vereador Lucas Brito à frente do projeto na Câmara Municipal. “Quando uma entidade beneficia coletivamente, as outras apoiam”, ressalta Abrantes.

O volume de redução ainda não foi definido, mas o presidente do CVB indica que, com a aprovação, o número de eventos na cidade deve crescer em até 25%. “João Pessoa ganhou um Centro de Convenções e está na prateleira comercial. Com o projeto, a cidade ganha mais atratividade tributária em relação aos destinos que ainda não possuem esse diferencial competitivo”.

João Pessoa CVB: impacto da pandemia

Com a chegada do coronavírus, cerca de 85% dos eventos marcados para acontecer na cidade foram adiados para 2021 e 2022. Outros 5% estão aguardando movimentações governamentais para decidir o que fazer. “Muitos congressos médicos que iriam acontecer em 2021 foram adiados para 2022. A pandemia mexeu com o calendário e trouxe um impacto negativo. A hotelaria, receptivos e setor de alimentação fora do lar sofreram muito”, lamenta.

Segundo Abrantes, essa semana será disponibilizado para o mercado regional protocolos para a realização de eventos e feiras. “A retomada está em fase de estudos. Esperamos que em setembro ou outubro já tenhamos eventos acontecendo dentro desse cenário com todos os protocolos de segurança necessários”.

O projeto foi encaminhado à Frente Parlamentar de Turismo e deve tramitar em comissões na Câmara Municipal. “Protocolamos na sexta-feira e, a partir disso, teremos relatórios para estudar os prejuízos. Caso seja aprovado, o projeto terá impacto positivo e a cidade começará a receber eventos e a desenvolver o setor econômico”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ Centro de Convenções João Pessoa