La Torre Resort - observação de baleias

Anualmente, de julho e outubro, acontece o ciclo reprodutivo das baleias jubartes. No período, esses animais trocam a gelada Antártida pelas amenas águas do litoral baiano, para onde vêm dar a luz. Projeções do Instituto Baleia Jubarte apontam que a temporada de observação de baleias pode atrair 15 mil turistas para o litoral da Bahia este ano. Para atender a essa demanda, o La Torre Resort, em Porto Seguro (BA), mais uma vez vai oferecer passeios para ver tudo isso de perto.

Para tal, o La Torre Resort utiliza uma embarcação exclusiva que acomoda 57 passageiros (e três tripulantes) da empresa parceria Cia do Mar. Este ano, segundo estimativas do instituto, cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral baiano. “Brincamos dizendo que todas elas são baianas, porque nasceram aqui. A população das baleias tem aumentado e a tripulação a cada ano que passa fica mais experiente”, diz Paula Leite, coordenadora dos passeios.

As saídas ocorrem semanalmente, nos dias informados pelo guest service. Para os passeios, que duram uma hora e meia, é necessário ter uma turma de, no mínimo, 35 pessoas e condições climáticas e de navegação favoráveis. A observação não está inclusa no sistema all inclusive e tem que ser adquirido pelos hóspedes. 

La Torre Resort: passeios

A programação começa com uma palestra sobre as baleias jubarte. Na sequência ocorre a observação, quando também é utilizado um hidrofone para ouvir o canto dos animais. Os passeios são acompanhados por guias baleeiros coordenados por uma bióloga marinha, especializada na observação desses mamíferos.

Luigi Rotunno, diretor geral do La Torre Resort, acredita que a experiência vai além do observação em si. “A experiência não é unicamente o contato com as baleias, porque as vemos vê de perto e as escutamos. Durante a viagem, por meio das explicações da Thais, tem toda uma questão de respeito à natureza ao mar e da importância da sustentabilidade e da não poluição”, finaliza.

Para os hóspedes que visitam o empreendimento este mês, além dos passeios de observação, o empreendimento organiza espetáculos com artistas profissionais de circo

(*) Crédito da foto: Divulgação/La Torre Resort