Camarão grelhado com batata baroa defumada e folha de taioba, e molho de crustáceios com urucum
(foto: divulgação/ Approach Comunicação Integrada)

Instalado no interior do Sofitel Copacabana, o restaurante Le Pré Catelan incrementou seu cardápio com novos pratos que combinam sabores franceses com brasileiros. O objetivo do menu é homenagear os 459 anos da chegada da primeira expedição francesa capitaneada por Nicolas Durand de Villegagnon à Baía de Guanabara. 

Rolland Villard, chef do estabelecimento, mesclou frutas como o caju, graviola e a banana às castanhas e ao feijão de corda, selecionando também a mandioquinha, taioba, mandioca, pimenta, o urucum e óleo de pequi.

Outro destaque do cardápio Villegagnon é o uso da semente aromática fava de tonka, originária do Brasil, que segundo o profissional, é um ingrediente raro na gastronomia e proporciona um sabor adocicado, semelhante à baunilha, com um toque amadeirado.

“Imaginei o que eu teria cozinhado para o banquete da inauguração do Forte Coligny com os ingredientes dessa terra e as técnicas da Haute Cuisine Française. Quatrocentos e cinquenta e nove anos depois, esse menu contemporâneo é uma homenagem à história comum da França e do Brasil”, detalha o chef.

Serviço
www.sofitel.com