De acordo com os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) os setores de turismo e hotelaria são exceções numa economia em crise, insegura e com altos índices de desemprego. Segundo a associação, esse mercados cresceram acima da média na comparação com outros setores, no segundo trimestre do ano. Houve crescimento de 10,1% e foi o principal responsável pelo resultado geral obtido pelo sistema de franchising, que cresceu 6,8% em relação ao mesmo período de 2016. 

A pesquisa ainda revela que o mercado de franchising (franquias) registrou um faturamento de abril a junho de R$ 37,565 bilhões.

Conforme aponta o relatório da ABF, o desempenho foi favorecido pela recuperação dos segmentos em relação ao ano passado, quando foram bastante impactados pela crise. Em segundo lugar ficou Saúde, Beleza e Bem-Estar (9,4%), favorecido pelo aumento da procura por clínicas populares, pelo investimento de grandes redes na multicanalidade, entre outros fatores. Na terceira posição, está o segmento de Casa e Construção (8,6%), demonstrando uma leve recuperação frente ao mesmo período do ano passado, a exemplo do que ocorreu com o segmento de Hotelaria e Turismo. A seguir vem Entretenimento e Lazer (7%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (6,6%).

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