Com hóspedes mais conectados e cheios de gadgets, os hoteis devem oferecer wi-fi gratuito e pleno
(foto: Pixabay / fancycrave1)

Em matéria publicada pelo site hotelogix.com, Neha Arya destaca as principais tendências em tecnologia para o mercado hoteleiro. De acordo com um estudo feito em 2016, os hotéis estão planejando investir mais em tecnologia neste ano. As prioridades são segurança de dados, mais tecnologia nos apartamentos e aumento da capacidade da internet.

Principais tendências tecnológicas:

Maior foco em pagamento e segurança de dados
Com crimes virtuais aumentando, hotéis estão assegurando investimentos pesados na segurança de pagamentos e dados. Em comparação a 2015, os meios de hospedagem estão aumentando o budget para esse aspecto em 25%. Os empreendimentos querem se certificar de que estão oferecendo formas de pagamento online seguras assim como preservar os dados pessoais dos clientes.

Apartamentos “smart” 
TVs de tela plana, carregadores sem fio, docking stations, controle de luzes e temperatura automáticos. Essas são as demandas do viajante millenial. Eles pedem que os apartamentos e espaços para eventos sejam adaptados às novas tecnologias. De acordo com o estudo “2016 Lodging Technology” 22% dos hotéis estão destinando recursos para dispositivos de controle do quarto e 16% para SmartTVs.

O The Potting Hotel em Hong Kong, por exemplo, oferece smartphones em todas as unidades habitacionais com dados gratuitos e chamadas internacionais para alguns países. Os hóspedes podem usar o celular para explorar a cidade durante sua estada.

Maior banda larga
Para suportar todos os dispositivos móveis dos hóspedes e clientes dos espaços de eventos, gadgets usados nos apartamentos e sistemas de operação por toda a propriedade é um desafio, mas deve ser uma preocupação dos hotéis. A tendência é que o wi-fi funcione plenamente e seja gratuito.

Integração móvel
Os smartphones dos hóspedes podem oferecer facilidade na hospedagem, como servir de chave para o quarto, controle remoto para a TV, luzes e ar condicionado. Além disso, os celulares também podem ser utilizados para tornar a experiência dos clientes mais personalizada. Alguns hotéis da rede Starwood utilizam web beacons conectados na porta de entrada do lobby que detectam informações dos hóspedes, assim o concierge pode cumprimentá-los pelo nome. 

Serviço
hotelogix.com