Live - tecnologia e segurançaDebatedores mostraram que pequenos hoteleiros podem embarcar nessa

Acabou há pouco, com transmissão no canal do Hotelier News no YouTube, a live Tecnologia: pilar de segurança do hóspede. No debate, os participantes mostraram como essas soluções podem ser aliadas para atrair a clientela na retomada. Mais ainda, de que forma essas ferramentas conseguem ser um diferencial competitivo para o chamado “novo normal”.

Participaram da transmissão Marcelo Salomão (Accor), Matheus Henrique Garcia (GJP Hotels & Resorts), Nilton Cambé (Marriott São Paulo Airport Hotel), Rafael Albuquerque (Zoox) e Sebastian Barrionuevo (ASSA ABLOY Hospitality). Peter Kutuchian e Vinicius Medeiros, ambos do Hotelier News, dividiram a mediação.

Logo na abertura, Cambé destacou que muitas das tecnologias que vêm sendo demandas no momento já estavam disponíveis no mercado. Como exemplo de ferramentas que seguem o conceito less touch, e de menor interação entre hóspedes e equipe do hotel, ele citou os check-in e check-out virtuais, bem como a abertura de portas por mobile acess.

“Todas elas ajudam bastante na questão de segurança, agora tudo vai depender do orçamento de cada hotel para implementá-las”, comentou Cambé. Com a mesma linha de raciocínio, Garcia destacou como a tecnologia será uma grande habilitadora do “novo normal”. “Com um celular na mão o consumidor já consegue fazer muita coisa”, reforça.

“Agora, é importante ressaltar que tecnologia é o meio e, diante disso, a hotelaria não pode perder sua essência de acolhimento. Portanto, o ponto chave na operação são as pessoas e experiência do consumidor deve estar no centro disso tudo. Por isso, é fundamental neste momento entender a jornada do cliente”, complementou o CIO da GJP Hotels & Resorts.

Live: PMEs e distanciamento

Agora, com a maior preocupação em relação ao distanciamento social, como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada? Antes de responder, Albuquerque comentou que ter pessoas habilitadas para operá-las é o passo inicial. “Criamos o Zoox Academy Hospitality justamente para facilitar esse processo. Pessoas são peças-chaves nessa transformação”, afirmou.

Agora, de fato, fornecedores de tecnologia na hotelaria despejam regularmente novidades para os hoteleiros. Para grandes redes, é mais fácil adotar essas soluções na operação, mas e os pequenos meios de hospedagem, como ficam? Diante do cenário de baixa demanda e mão de obra limitada no pós-pandemia, essa tarefa será ainda mais complexa, certo?

Para todos os participantes, é possível se adaptar, pois há tecnologias viáveis e baratas no mercado. “Minha dica é conhecer a dor tecnológica do seu empreendimento. Se você não sabe, contrate alguém que pode ter ajudar, porque esse hoteleiro precisa dar um tiro certeiro”, comentou Salomão, diretor de TI e Distribuição da Accor.

“De fato, há coisas que não têm como reduzir muito o custo sem reduzir a qualidade. A grande questão é pensar no custo total da solução e como ela vai agregar para o resultado final do hotel. Então, é pensar menos em despesa e mais em investimento. Quem não quer colocar x e trazer 2 x em seis meses?”, complementou Barrionuevo, da ASSA ABLOY Hospitality.

Para ver a transmissão completa e saber em mais detalhes o que foi debatido, acesse https://bit.ly/3hAuXYx.

(*) Crédito das fotos: reprodução de internet