Marriott Plaza Buenos Aires: 100 anos de história da hotelaria

O Plaza Hotel em 1911, dois anos após a sua abertura: o edifício foi o mais alto de Buenos Aires por vários anos (foto: divulgação)

No dia 15 de julho de 2009, o Marriott Plaza Buenos Aires completará 100 anos de operação. Idealizado e fundado pelo industrial Ernesto Tornquist, o Plaza Hotel foi o primeiro cinco estrelas da Argentina. A construção já foi um recorde: apenas 16 meses. Sua estrutura, toda metálica, foi forjada nas indústrias de Tornquist e todos os materiais de acabamento utilizados foram importados da Europa.

A sociedade portenha da época dizia que sua localização não era conveniente, ficava muito longe do centro da cidade e que o hotel não teria sucesso. Puro engano. O empreendimento foi o marco da hotelaria de luxo da cidade e, por muitos anos, foi palco de grandes eventos, casamentos e recepções a personalidades mundiais. Muitos diziam na época que: "viver no Plaza é saber viver". Por obra do destino, o visionário industrial não pôde ver seu sonho pessoalmente, já que faleceu um ano antes da inauguração do hotel.

Em 1909, Buenos Aires tinha as seguintes estatísticas: 1,2 milhão de habitantes; 200 km² de área a mais do que as já cosmopolitas Londres e Paris; 23 jornais diários; 15 mil pessoas com telefone e 2 mil bondes elétricos.

O Plaza foi o primeiro hotel também a oferecer inovações de conforto para a epóca, como calefação central, filtros d'água, ventiladores em todas unidades habitacionais e banheiros, dois elevadores para 20 pessoas cada e um para serviços. Todas as suítes, do primeiro ao quarto piso, tinham lareira. Eletricidade, água encanada e quente em todas as habitações. Quando a porta do armário se abria, a luz se acendia automaticamente. Desde 1994, a Marriott assumiu a operação do hotel, que continua sendo de propriedade da família de seu idealizador. Muitas reformas já foram e estão sendo feitas nesses quase 100 anos. Outros excelentes hotéis foram abertos na cidade, mas a magia do Plaza continua. A reportagem do Hôtelier News teve o privilégio de se hospedar nesse empreendimento que merece ser visitado. O glamour está vivo e a viagem no tempo é fascinante. Por Peter Kutuchian*

Chegando ao Marriott Plaza, o hóspede ou visitante já percebe detalhes que são poucos vistos nos dias atuais. Esta é a entrada para pedestres e automóveis... (fotos: Peter Kutuchian)

...que levam passageiros e saem pela rua lateral do hotel

Aqui, a entrada principal, que dá acesso ao lobby, recepção e concièrge

  Atravessando a porta surge um salão amplo e bem iluminado. À esquerda, a escada que dá acesso ao mezanino, onde estão os salões para eventos

Ao lado oposto da entrada, há um espaço bem aconchegante para esperar por hóspedes, apartamentos ou apenas apreciar o vai e vem do lobby

Em uma das paredes, ao lado da mesa da guest relations, a foto do fundador do hotel, Ernesto Tornquist

Está é a visão que a guest relations tem do lobby

Aqui, uma visão geral da recepção

  Subindo o primeiro lance de escada, nos deparamos com um relógio que chama a atenção. Símbolo de poder e força, o leão saúda os hóspedes

  Já no mezanino, lojas de roupas e conveniência atendem as necessidades básicas

Saindo do corredor das lojas, chegamos aos elevadores que ficam em frente a...

  ...uma das entradas do Salão Gran Hall. Não pudemos deixar de fotografar os detalhes da mesa que serve de apoio aos eventos

O Marriott Plaza Buenos Aires possui 320 apartamentos, sendo 248 Luxo, 28 com vista para o parque e 44 suítes (31 juniores, 11 suítes, uma San Martín Suite e uma Fundador). Todas as habitações oferecem acesso à internet, minibar, ar-condicionado, cofre, cafeteira, TV e ferro e tábua de passar roupas.

Chegamos ao pavimento da suíte em que ficamos hospedados

  Corredores claros em tons amarelos dão uma sensação de bem estar. Na foto da direita a entrada principal da suíte...

...que oferece uma excelente sala de estar oval com...

  ...estação de trabalho e muito conforto

TV e minibar

No quarto, a king size é um grande atrativo, assim como...

  ...mais uma mesa para trabalho e outra TV

   Armário amplo com ferro e tábua para passar roupas, além de roupão

  O banheiro tem espaço suficiente e bons amenities

Conhecemos também o apartamento Luxo, que é a categoria padrão do hotel

Poltrona para apreciar um bom livro ou descansar

Serviços O Marriott Plaza possui fitness center bem equipado, sauna, banheira de hidromassagem, piscina aquecida, serviço de massagem e sala para ginástica aeróbica. O business center conta com computadores, equipamentos de apoio e pequenas salas de reuniões. No lobby, no executive lounge e no La Terrasse há acesso wi-fi a internet.

Duas lojas oferecem produtos artesanais argentinos e roupas e acessórios de moda. Há também serviço de lavanderia, manobristas e concièrge, salão de cabelereiros e barbearia.

Aqui temos a vista da praça San Martín, a partir do lounge executivo

  O espaço é para atender hóspedes especiais e oferece sala para assistir TV, mesas para tomar café da manhã, ler um jornal, receber amigos e navegar na internet. A área tem acesso wi-fi

O fitness é bem completo

A piscina fica num terraço com vista para a praça de San Martín. Também na área de lazer do hotel, o hóspede pode tomar uma bebida e comer um snack no La Terrasse

Olha só o tamanho da sala utilizada para ginástica aeróbica

  O Marriott Plaza conta também com salão de cabaleiros e barbearia

   Por todo o hotel há peças decorativas. O empreendimento é rico em detalhes

  Os corredores que dão acesso às salas de eventos são impecáveis

Alimentos & bebidas A gastronomia do Marriott Plaza é excelente. O clássico Plaza Grill oferece cardápio especializado nos grelhados e na cozinha internacional. A decoração é inebriante e o serviço impecável. Já o La Brasserie é ideal para almoços rápidos e jantares informais. Além disso, é nele que é servido o café da manhã. 

O hotel oferece room service 24 horas e possui também o Executive Lounge no sexto pavimento. Lá também é servido café da manhã, chás e open bar após 17h. O La Terrace é o snack bar e atende a piscina. O Plaza Bar já foi eleito pela revista Forbes como um dos dez melhores bares em hotéis do mundo, precisa dizer algo mais?

O Plaza Grill é o restaurante mais requintado do hotel. A ambientação é única

   A especialidade do Plaza Grill são as carnes grelhadas. Os detalhes da decoração incluem peças indianas e inglesas do início do século passado

   Entrada, salada e sobremesa. Divinas tentações preparadas por experientes profissionais da gastronomia

O Plaza Bar já foi eleito pela revista Forbes como um dos dez melhores bares de hotel do mundo (foto: marriottplaza.com.ar)

  O restaurante La Brasserie é mais informal. As pinturas na parede nos remetem às atividades de lazer dos anos 20

  No Le Brasserie é servido o café da manhã, completo, variado e...

    ...com uma patissêrie exclusiva

No Executive Lounge, durante o dia há um buffet de frutas e chás...

  ...e também é servido o café da manhã

  Frutas, cereais, frios, queijos, frutas secas. Tudo caprichado

Eventos A área de eventos é um dos grande diferenciais do Plaza. São nove espaços e o destaque vai para os salões Fiestas e Colonial, que juntos formam o Ballroom, com 45 metros de comprimento e 11 de largura. O pé direito é de 7,70 metros e a capacidade é de 1.350 pessoas.

Planta baixa do pavimento onde ficam as salas e salões de eventos

Lista das salas com especificação de tamanho e capacidade

 

Fotografamos o salão Dorado, que pode receber até 200 convidados em estilo audítório ou coquetel

Aqui, o mesmo salão pronto para um jantar de gala (foto: divulgação)

O salão de festas tem 33 metros de comprimento e pode ficar ainda maior caso seja unido com o Colonial, transformando-se no Ballroom, com 45 metros de extensão (foto: divulgação)

Localização O Marriott Plaza está muito bem localizado. Fica no bairro do Retiro, entre a Recoleta e Puerto Madero. Está no final da rua Florida, um dos centros de compras mais importantes da cidade, e possui fácil saída para os principais pontos turísticos portenhos.

 

  A localização do Marriott Plaza é muito boa

Fica ao lado do calçadão da rua Florida...

...onde o tango é dançado nas ruas e há muitas lojas para se ver...

...em frente à praça San Martín e próximo ao centro da cidade e aos bairros da Recoleta e Puerto Madero

A lista de celebridades que se hospedaram no Marriott Plaza é bastante extensa. Reis, rainhas, princípes e sheiks escreveram no livro de ouro do hotel. Entre eles podemos destacar: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Walt Disney, Sophia Loren, Alain Delon, Pelé, John Travolta, Jane Fonda, Franco Zefirelli e muitos outros.

O Marriott Plaza Buenos Aires, é sem dúvida, um dos hotéis mais importantes da cidade. A história de sua construção e a inovação dos serviços para a época de sua contrução são fatores importantes para qualquer pessoa apaixonada pela hotelaria. Passear pelos corredores, olhar a vista da janela do apartamento, almoçar ou jantar em um de seus restaurantes, principalmente no Plaza Grill, são momento memoráveis. Gracias!

Serviço Marriott Plaza Hotel Buenos Aires Calle Florida, 1.005 - Retiro 54 11 4318-3008 www.marriottplaza.com.ar

* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Marriott Plaza Buenos Aires a convite do próprio hotel.

Comentários