Os integrantes do Comitê de Sustentabilidade do Mavsa Resort
(foto: divulgação)
 
O Mavsa Resort, localizado em Cesário Lange, interior paulista, está comemorando os resultados alcançados por seu Comitê de Sustentabilidade, criado em maio deste ano. Composto por líderes de todos os departamentos – administrativos e operacionais – e coordenado por Adrianne Vasconcelos, administradora hoteleira, o grupo surgiu a partir da necessidade de cuidar adequadamente do lixo produzido pelo empreendimento, que no último ano mais que dobrou sua capacidade operacional.
 
Com ações de conscientização para os colaboradores, que incluem palestras com especialistas em Meio Ambiente e reuniões periódicas, o comitê vem colhendo resultados animadores a partir das medidas adotadas.
 
“Já diminuímos nosso consumo de papel nas áreas administrativas em mais de duas mil folhas por mês, empregamos o óleo de cozinha usado para o tratamento de madeiras, além de termos plantado mais de 400 mudas de árvores, entre nativas e exóticas, cultivadas em caixas de leite antes descartadas sem reutilização”, afirma a coordenadora.
 
O hotel inaugurará neste mês uma nova Central do Lixo, redimensionada para atender o aumento da demanda e planejada para respeitar os critérios de separação dos resíduos. “A equipe foi totalmente sensibilizada, já participa com novas ideias e aplica em suas casas os conceitos disseminados aqui”, completa Adrianne.
 
A atitude dos colaboradores já despertou a comunidade local, já que cerca de 95% dos funcionários do Mavsa Resort são oriundos de Cesário Lange. Até a Prefeitura Municipal foi envolvida, o que deve gerar, nos próximos meses, a formação de uma cooperativa local para reciclagem do lixo.
 
“Sempre valorizamos a comunidade local e investimos em sua educação e aprimoramento profissional”, lembra o gerente geral do resort, João Francisco Rodrigues. “Estão todos tão entusiasmados com os resultados, que já estamos estudando a possibilidade de implantar a ISO 14001 no próximo ano”, antecipa Rodrigues.
 
O conceito de consumo consciente e ecológico foi a inspiração para o tema das férias de julho. Com o tema Eco Férias, as crianças que se hospedaram no Mavsa Resort tiveram a programação de lazer voltada para a valorização do meio ambiente, além do contato com a cultura indígena, atividades de aventura e interação com os animais de seu minizoológico.
 
 

As informações foram enviadas à Redação do Hôtelier News nesta quarta-feira pela B4T Assessoria+Comunicação.