recuperação marina Serão quatro meses para a recuperação da vida marinha local 

Maya Bay Beach, na ilha de Phi Phi Leh, na Tailândia, ficará fechada para todos os visitantes durante quatro meses a partir de junho. Tomada semana passada, a decisão do Departamento Nacional de Parques e Vida Selvagem da Tailândia visa à recuperação dos recifes de coral e da vida marinha local.

A praia recebe, em média, 200 barcos e 4 mil visitantes por dia. Segundo pesquisas de biólogos marinhos locais, grande parte dos recifes de coral da área desapareceu, assim como a vida marinha. A notoriedade do destino se deve ao local ter sido o set principal das filmagens de A Praia, com Leonardo di Caprio.

Assim que Maya Bay reabrir, o departamento estabelecerá um limite diário de 2 mil turistas. Já os barcos não poderão mais ancorar lá e terão que atracar no lado oposto da ilha em píeres flutuantes.

Maya Bay Beach dá exemplo

Boracay, nas Filipinas, também poderá ser fechado na última semana de abril depois de um aviso de 30 dias. Durante o fechamento, que poderá durar até seis meses, será realizada uma limpeza massiva no local. Além disso, os estabelecimentos terão de instalar sistemas de tratamento para deter a contaminação da água e da areia.

O destino filipino atraiu mais de 1 milhão de turistas no ano passado, principalmente da Ásia, dos Estados Unidos e da Europa. Autoridades de Boracay podem enfrentar casos administrativos por permitir que leis ambientais sejam violadas por anos e por não regulamentar o fluxo de turistas além da capacidade da ilha.

(*) Créditos da Foto: Pen-ash/Pixabay