(foto: i6.photobucket.com)
Em meio a uma crise econômica sem precedentes, caem as bolsas, os créditos e os investimentos, ao mesmo passo que aumentam o dólar e as dúvidas quanto ao crescimento do país. Neste cenário, é comum que todos fiquem tensos e preocupados em relação ao seu futuro financeiro, o que motiva a trabalhar cada vez mais para garantir a prosperidade de seus empreendimentos.

Não há dúvidas sobre os benefícios que o trabalho traz ao homem. Entretanto, nesta corrida eterna atrás do acúmulo de capital, grande parte esquece de cuidar de seu bem mais precioso: a saúde, sem a qual nada faz sentido. Antes considerados opções, os tratamentos de spa – sigla derivada da expressão latina Salut per acqua – se tornaram necessários para o bem estar do ser humano.

Nos meios de hospedagem a situação não é diferente, uma vez que as exigências por serviços deste caráter vêm crescendo de forma gradativa. Passando por massagens, terapias, aparelhos e produtos específicos, tratamentos e banhos, o Hôtelier News conversou com profissionais ligados ao mercado de spa hoteleiro para saber a importância, o panorama atual e as tendências deste segmento, que proporciona novas oportunidades de negócios promovendo a qualidade de vida.

Por Fernando Chirotto


(fc81.deviantart.com)

 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Senac São Paulo, o mercado de spas movimenta cerca de US$ 500 bilhões anuais nos Estados Unidos, número que deve chegar a US$ 1 trilhão até 2010. Além disso, o segmento cresceu 48% entre 2003 e 2007, gerando aproximadamente 235 mil empregos por ano.

No Brasil, empreendimentos deste caráter surgiram nos anos 90 e, apenas em São Paulo, cresceram 30% no último ano, passando de 600 para 1 mil estabelecimentos.

 
ABC Spas
Criada em 2002, a Associação Brasileira de Clínicas de Spas (ABC Spas) objetiva manter um padrão de qualidade em seus 12 associados, além de informar o consumidor para que este possa usufruir melhor das diferentes vertentes do setor.

“Quero servir como ponte de comunicação entre as indústrias brasileiras de spas e as tendências mundiais no segmento de sáude e bem estar, trazendo inovações ao país e mostrando ao mundo o que tem sido feito no Brasil dentro deste mercado”, declara Soon Hee Han, presidente da entidade desde o ano de 2006, e gestora da rede Shishindo Spas.

 

Soon Hee Han, presidente da ABC Spas
(foto: divulgação)

Além de fiscalizar a qualidade dos estabelecimentos, a entidade classifica cada um de acordo com sua finalidade específica. Entre as diferentes modalidades estão Spa Médico, que ministra práticas de reeducação de hábitos alimentares e sono para prevenir doenças; Spa de Nutrição e Fitness, cuja função é realizar avaliações físicas nos clientes, indicando programas de treinamento e alimentação específicos para cada um; Spa Estético, especializado em tratamentos para obesidade, diabetes; e Spa Holístico, focado na harmonia entre corpo, mente e espírito, entre outros.

Shishindo Spas
Responsável por administrar spas de empreendimentos como Pestana Curitiba, Sofitel Florianópolis, Serhs Natal e Bourbon Resort e Convention Center, em Atibaia (SP), a rede Shishindo Spas completa em 2008 seu décimo ano de atuação no segmento.

 
Piscina do Naga Spa by Shishindo,
no Pestana Curitiba
(foto: divulgação)
 
“Apesar de eu ter nascido no oriente, somos uma marca 100% brasileira. Administramos spas de resorts e day spas urbanos em hotéis executivos, atuando na formalização de um método que engloba atendimento, procedimento terapêutico e pós-atendimento, criando sinergia entre tratamentos do oriente e as pesquisas do ocidente”, sintetiza Soon Hee.


Naga Spa by Shishindo do Sofitel Florianópolis
(foto: divulgação) 
Atualmente a rede opera oito espaços, além de prestar consultoria para dez outros empreendimentos de portes e conceitos variados, geridos diretamente por investidores.
 
Com objetivo de atender às demandas distintas, os estabelecimentos da rede contam com três assinaturas diferentes, que delimitam suas características próprias. “Mandala e Crystal são assinaturas da Shishindo que especificam o tamanho das instalações e o enfoque dos locais. O Mandala é o de maior porte tanto em metragem quanto em área exclusiva e equipamentos para tratamentos que envolvem água (piscinas aquecidas, banheiras de cromo-ozonioterapia e duchas). Já o Crystal tem metragem média e equipamentos de imersão (ofurôs e banheiras), além de fitness center, saunas e outras instalações. Ambos são para hotéis resorts. O Naga é um by Shishindo que, apesar de pertencer e compartilhar o know how da rede, possui enfoque totalmente distinto. Trata-se de um spa urbano, com conceito baseado na interação com a cidade, nos hóspedes executivos, nas parcerias com grupos corporativos”, explica a executiva.


Banheira do Shishindo Cristal Spa Zen Atibaia, no
Bourbon Convention Center
(foto: divulgação)

Quando questionada sobre os benefícios dos tratamentos, Soon Hee destaca a melhora da qualidade de vida como foco principal. “As atividades dos spas transcendem o corpo e melhoram o ser humano. Hoje, com os avanços da ciência e das tecnologias de medição, como tomografia, sabemos que as medicinas ditas tradicionais e muito embasadas em observar – a pele, a expressão facial e postural -, tocar e inserir o ser humano em elementos naturais são fundamentais para minimizar os sintomas do estress, relaxar e embelezar. Acredito que as contribuições para aqueles que freqüentam um spa são realmente melhor e maior longevidade, auxiliando na compreensão de uma respiração correta em exercícios adequados e convivência feliz com os provedores dos serviços. Além da parte estética, há também o que chamo de beleza radiante, vinda da harmonia entre espírito-mente-corpo, de dentro para fora. Os tratamentos devem dar uma sensação de conexão com algo maior, além de gratidão em estar vivo e feliz por sentir o corpo relaxado, a pele mais bonita, um humor melhor”, afirma.

Shishindo Crystal Spa Zen, no Eco Resort de Angra
(foto: divulgação)
Ao comentar sobre as novas tendências do mercado, a Soon Hee aborda práticas para diferentes tipos de estabelecimentos. “Em nossos spas de resorts oferecemos mini-circuitos espírito-mente-corpo com trio de terapias, que compreendem técnicas de respiração para o espírito, aulas de auto-massagem para a mente e terapia com abordagem do produto e técnica para o corpo, com estímulo e sedação de pontos, usada na medicina chinesa. Também aplicamos terapias que envolvam pedras semipreciosas, como a facial oriental com rochas brasileiras e banhos customizados”, conta.

Shishindo Mandala Spa Zen Natal, no Serhs Natal Grand Hotel
(foto: serhsnatalgrandhotel.com)
No caso dos spas urbanos, as novidades ficam por conta de outras atividades. ” Promovemos circuitos que envolvam ioga, mat pilates – técnica de treinamento feita no solo com a utilização do peso do próprio corpo, trabalhos de equilíbrio com bola, palestras sobre temas como nutrição, conhecimentos sobre espiritualidade e assuntos ligados ao bem estar e longevidade. Ainda apresentamos a estética pluridisciplinar, envolvendo atividades clássicas de redução de medidas – drenagem -, aliadas à auriculoterapia, que auxilia no equilíbrio das funções dos órgãos internos. Tudo em conjunto com técnicas de harmonização energética como reiki e florais para fortalecer a vontade e amenizar a ansiedade”, enumera.
 

Fachada do Shishindo Nature Spa, no Palmas
Hotel & Spa, em Santa Catarina
(foto: divulgação)
Ela finaliza falando sobre os diferenciais de sua rede em relação ao  mercado. “Nossa busca permanente por atualizações, novidades e pesquisas permite uma experiência de spa estimulante para os clientes-hóspedes. O fato de ser multimarca leva à flexibilidade e ao melhor da inovação na área cosmética tanto nacional quanto internacional. Também focamos em comunicar esse universo de equilíbrio que é o segmento de bem estar por meio de matérias para publicações especializadas e colunas mensais. Menciono também a sinergia e flexibilidade com o segmento hoteleiro, uma vez que atuar com spas em hotéis requer know how além do específico, o que nos fez buscar uma equipe de pessoas com experiência em hotelaria, em gerência e coordenações. No início, eu mesma fui buscar formação em Hotelaria na Faculdade Getúlio Vargas (FGV)”, aponta.
 
Soon Hee ainda antecipa que a Shishindo negocia para operar mais quatro empreendimentos até o final do ano. Em 2009, dois novos conceitos de spas serão lançados pela rede.

Corpo e mente
Aberto no Mantra Resort Spa & Casino em dezembro de 2003, na cidade uruguaia de Punta del Este, o The Balance Spa, espaço de 1,5 mil m² orçado em US$ 6 milhões, é dividido em dois andares distintos – um com área seca e outro úmida -, oferecendo cerca de 40 terapias que mesclam rituais milenares com tecnologia.


Piscinas do The Balance Spa
(foto: divulgação)

“Estudos comprovam que o cuidado e a prevenção da saúde e bem estar estão diretamente relacionados à beleza. A conquista de um estilo de vida saudável, com hábitos que ajudam a manter as formas física e mental são essenciais para o rejuvenescimento e a longevidade”, afirma o Dr. Fillipo Pedrinola, endocrinologista com mais de 15 anos de atuação, responsável por dirigir o  estabelecimento.
 

Dr. Fillipo Pedrinola, diretor do The Balance Spa

(foto: Fernando Chirotto)

Buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente, a estrurura dispõe de 16 salas para práticas de rejuvenescimento e relaxamento, com terapias que incluem medicina Ayruvédica, tratamentos faciais com peeling de diamantes ou máscara de ouro em gel, fangoterapia, feita com lamas medicinais, o Visia – aparelho que detecta manchas e o grau de envelhecimento da pele do rosto -, rituais de banho, thalassoterapia, massagem WarmTouch, entre outros. Ainda possui área de descanso e academia, onde são realizadas atividades como pilates e ioga, além de saunas secas e a vapor e piscinas aquecidas e cobertas.
 

Área de relaxamento
(foto: divulgação)

Para atender às diferentes necessidades de seus clientes, o spa desenvolveu dois programas distintos. O Mantra All Senses compreende tratamentos de estética e relaxamento que incorporam alimentação balanceada e programas médicos. Para tanto, o estabelecimento possui um salão de beleza com serviços como massagem capilar, penteados, maquiagem e manicure e pedicure, tudo feito com produtos dos salões Toni & Guy. Pode ser realizado em três, cinco ou sete dias.
 

Banheira e área de descanso
(foto: divulgação)
 
Já o Body in Balance visa otimizar o condicionamento físico, propondo a mudança dos hábitos e estilo de vida por meio da prática de exercícios. Conta com programas para manutenção ou perca de peso, que compreendem refeições elaboradas pela spa cuisine. Os pratos são criados pelo chef residente a partir de uma avaliação feita por um nutricionista. O programa tem duração de sete dias.
 
Fitness center
(foto: divulgação)
 
De acordo com Leonardo Melro, gerente de Marketing e Vendas do empreendimento, existe grande procura do spa por parte dos hóspedes brasileiros. “Nosso espaço é um spa destination, que se diferencia pelo atendimento personalizado com alto nível de produtos e serviços oferecidos, além de possuir aparelhos de ginástica, estética e spa importados dos Estados Unidos, Itália e Alemanha. Temos recebido cada vez mais moradores do país principalmente pelo estabelecimento estar em um destino internacional de luxo, com fácil acesso aéreo, isenção da necessidade de visto e passaporte, além da segurança e das possibilidades de lazer que o lugar oferece. Nosso objetivo é tornar a visita inesquecível pelas experiências sensoriais que proporcionamos dentro de culturas diferentes”, conta.
 

Leonardo Melro, gerente de Marketing e
Vendas do Mantra Resort Spa & Casino
(foto: Fernando Chirotto)
Sobre as expectativas para o futuro do mercado, Melro projeta  crescimento do continente sul-americano. “Nossa previsão é que a América do Sul ganhe projeção mundial pela qualidade e infra-estrutura de spas, comparados aos americanos e europeus. Além disso, um público crescente é formado pelos jogadores de golfe, já que o hotel está na região dos grandes campos. Para atender esse público temos uma técnica desportiva exclusiva, a Balance Touch, que une massagem relaxante muscular, com técnicas de shiatsu, entre outras”, encerra.
 
Investimento em qualidade
No Casa Grande Hotel Resort & Spa, localizado no litoral paulista, os hóspedes podem usufruir dos serviços do Spa Med Guarujá, que recebeu investimento total de R$ 3,8 milhões e opera em parceria com o empreendimento. Oferece mais de 20 tratamentos estéticos e terapêuticos aplicado por uma equipe multidiciplinar composta por profissionais como endocrinologistas e nutricionistas.
 

Piscina do Spa Med, no Casa Grande Hotel Resort & Spa
(foto: divulgação)
“O estabelecimento tem como objetivo principal estimular mudanças nos hábitos de vida das pessoas com alimentação irregular, buscando conscientizá-las sobre a importância da prática de atividades físicas e de uma dieta balanceada. A nossa metodologia visa um tratamento saudável para os que desejam perder peso, controlar o estress e mudar seu estilo de vida, além de também oferecer opções avulsas para os hóspedes do empreendimento, como estética corporal, relaxamento, banhos e atendimento médico”, explica o endocrinologista Mauro Tadeu Moura, proprietário do spa.
 

As massagens podem ser realizadas durante os banhos
(foto: divulgação)
O médico também afirma que a qualidade de serviços já se tornou uma exigência por parte de muitos hóspedes. “Todos eles querem que os profissionais de cada área estejam sempre atualizados na excelência da prestação como também os equipamentos de estética ou de fitness sejam top no mercado”.
 

Recepção do Spa Med
(foto: casagrandehotel.com.br)
O local possui capacidade para atender 80 pessoas por dia com tratamento estético incluso, número que aumenta para 120 se o hóspede optar por não realizar atividades do tipo.
 

Bules, potes, pequenas toalhas e recipientes com
pétalas em meio à água: detalhes do spa
(foto: divulgação)
Quando questionado sobre o futuro do mercado, Moura afirma que os hoteleiros terão que investir para acompanhar o desenvolvimento do setor. “Na nossa maneira de enxergar há hotéis que não querem investir em valores significativos e vão partir para um spa de perfumaria. Já outros, que pretendem captar novos clientes, irão buscar um estabelecimento de resultado, no qual o hóspede é tratado de forma global e personalizada. Nestes locais, ele terá supervisão médica, orientação nutricional, tratamentos estéticos eficazes, programação de fitness, fisioterapia e alimentação rigorosamente balanceada e caloricamente correta”, projeta.


Um dos tratamentos do local
(foto: divulgação)

Como diferencial do Spa Med, destaca a atuação de seus colaboradores. “Nossa equipe está envolvida diretamente com o hóspede/spasiano para que ele, durante o tempo em que estiver no hotel, tenha toda uma orientação para fazer uma reeducação alimentar, mudar de hábitos e estilo de vida, conseguindo que objetivos como se desestressar e desentoxicar sejam alcançados”.

Contato humano
O Serrano Resort Convenções & Spa, localizado em Gramado, conta com o Vitalita Spa, que é gerido e administrado pela cosmetóloga Dayane Flores, também diretora executiva do Namastê Consultoria Gestão de Spas. O espaço de 300 m² recebeu investimento de R$ 600 mil em sua construção, oferecendo aos hóspedes uma gama diversificada de opções.

 

Dayane Flores, a responsável pelo Vitalita Spa
(foto: divulgação)

“No Vitalita nos preocupamos com a personalização dos atendimentos, afinal todos somos diferentes e, por isso, fazemos questão de oferecer, por exemplo, o chá preferido do cliente e usar a aromaterapia de acordo com o estado emocional dele”, afirma Dayane.

Detalhe na decoração do corredor
(foto: divulgação)

O spa dispõe de tratamentos faciais como peeling, hidratação, máscara de café – usada no combate às manchas -, oxigenação à base de vitamina C, entre muitos outros. Um dos destaques é o day spa, programa destinado a casais com duas horas de duração, nas quais acontecem sessões para renovação de energia e bem estar, além de terapias com plantas e ervas, chocolate, café e linha cosmética européia.
 

Sala de terapia
(foto: divulgação)

 

 
Tratamentos à base de chocolate e maracujá
estão disponíveis no local
(foto: divulgação)
 
De acordo com a executiva, a demanda pelos serviços de spas nos hotéis está em crescimento contínuo. “Cada vez mais as pessoas procuram meios de hospedagem que ofereçam a atividade. Trata-se de um mercado muito promissor, uma vez que só agora as pessoas começaram a se dar conta que precisam tirar um tempo para si mesmas, e que de nada adianta estar com uma conta bancária milionária se o seu corpo está pedindo socorro”, alerta.


Cama de massagens
(foto: divulgação)
“As tendências estão cada vez mais voltadas para o clima oriental, com decoração composta por budas, deusas indianas e aromas com especiarias destas regiões. Nesta linha, destacam-se terapias de relaxamento, como a massagem indiana ayurvédica – derivada da ciência milenar Ayurveda, que significa conhecimento da vida -, o shiatsu e acupuntura, também vindos desta região. A maior procura em tratamentos vem sendo por massagens. As pessoas preferem ser tocadas, querem o contato humano, não uma máquina no seu corpo, a não ser que seu objetivo seja a estética, e, para isso, o mercado está cheio de novidades, com aparelhos muito eficientes”, informa.

Oásis na selva de pedra
Inaugurado em abril de 2008 após investimentos de R$ 690 mil, o Renaissance Spa, localizado no hotel homônimo da capital paulista, dispõe de 460 m² divididos em 11 salas, onde podem ser feitos até 40 terapias e tratamentos diferentes.


Sala fogo

(foto: divulgação)
Alguns exemplos de atividades são a Thai meditativa, misto de meditação e massagem que visa melhorar o alongamento e a flexibilidade, Anmá, massagem milenar asiática para alívio imediato das tensões provocadas pelo estresse cotidiano, e a massagem sueca, que trabalha o corpo como um todo, promovendo o relaxamento muscular.


Área comum do Renaissance Spa
(foto: divulgação)

“O objetivo foi criar um oásis dentro de São Paulo, onde as pessoas tivessem a oportunidade de esquecer os problemas e a agitação do dia-a-dia, podendo assim renovar suas energias”, conta Mônica Cipolla, gerente do estabelecimento.

Mônica Cipolla, gerente do Renaissance Spa
(foto: divulgação)

Apesar do crescimento de 30% do público passante, que vem aumentando desde a abertura do estabelecimento, a maioria dos freqüentadores corresponde aos hóspedes – cerca de 60%. De acordo com a executiva, este número tende a aumentar, em vista da alta na demanda por estes serviços. “A América Latina e Ásia são os mercados que mais crescem, o que pode ser justificado pela crise econômica vinda dos Estados Unidos. O fato é que os investidores daqui estão descobrindo os benefícios de apostar nestes estabelecimentos. Todos sabem que para atender às exigências de clientes, principalmente vindos de outros países, é necessário contar com um spa qualificado”, explica a executiva.


Sala de terapia

(foto: divulgação)

O local oferece as terapias que compõem o trio indiano – abhyanga, ayurvédica e shirodara -, realizadas à base de óleos medicinais para nutrir a pele, estimular a circulação sangüínea e relaxar a mente e o corpo. Ainda constam na lista de opções o Givenchy Spa, composto por três tratamentos feitos de acordo com o padrão internacional da marca européia homônima. Para os casais que buscam relaxamento em um local intimista há o gazebo, com sauna e chuveiros próprios. Somente no local os hóspedes têm acesso ao Hamman, tratamento corporal árabe feito à base de argila da Amazônia, rica em minerais.
 

Ofurô, uma das opções de relaxamento do local
(foto: divulgação)

Quanto às novidades, Mônica aponta a procura por parte do público masculino, em sua maioria executivos, como um índice em crescimento. “Cada vez mais os homens se tratam nos spas, que estão mudando do conceito ligado à perca de peso para uma área de atuação mais abrangente, se tornando um local voltado para o bem estar completo do cliente”, afirma.
 

Detalhe da decoração
(foto: divulgação)

Com objetivo de atender a esta demanda corporativa, foi criada a Blackberry Massage, atividade de 30 minutos dedicada às mãos, além do Men’s Care, feito por meio de terapias focadas no tipo de pele e metabolismo masculinos. Outra opção para um público específico é o tratamento pós-maternidade, muito usado por mulheres orientais no período que sucede a gravidez. A atividade contribui para o sistema linfático, purificando e melhorando o tônus muscular – contração contínua, passiva e parcial dos músculos.

“Aponto como nossos diferenciais o tamanho do local, a diversidade de opções para tratamentos, o gazebo exclusivo e a possibilidade de fechar o spa para dias especiais, que podem ser reservados por grupos de eventos”, conclui a executiva.

Hospitalidade com espírito indígena

O Grand Hyatt São Paulo, situado no coração da capital paulista, conta com o Amanary – que em tupi-guarani significa rio formado pelas gotas da chuva -, um spa com 770 m² no qual foram investidos US$ 2,5 milhões. Também aberto para o público passante, responsável por 45% de sua receita, o local oferece sete salas de tratamento – cinco individuais e duas para casais-, fitness center, piscina aquecida de 14,5 m por 5 m, com 1,40 m de profundidade e spa cuisine, cardápio com pratos leves elaborados por um chef e uma nutricionista.
 

Maçãs são oferecidas na recepção
do Amanary Spa…
(fotos: Thais Medina)

…da qual pode-se ver a piscina…

…que é climatizada

“Nosso maior diferencial é o atendimento, visto que primamos pela qualidade ao trabalhar com produtos de primeira linha e colaboradores capacitados. O tratamento personalizado começa desde o primeiro contato com o cliente, no qual nossa recepionista é orientada para deixá-lo à vontade, acabando com qualquer tipo de constrangimento que possa ter. O grande objetivo dos spas da rede é fazer com que os clientes se sintam em casa. Um exemplo de nossa preocupação é o uso de um software que registra as preferências de cada um, criando um banco dados que delimita seus terapeutas, salas, músicas e ambientes prediletos”, explica Ana Flores, gerente do estabelecimento.


Ana Flores, gerente do Amanary Spa
(foto: divulgação)

O Amanary dispõe de mais de 20 tratamentos faciais e corporais, como o Spa Aromatique, realizado à base de óleos aromáticos, Fango Thermal, que usa argila como matéria-prima para desintoxicar, estimular e eliminar células mortas, Beauté Lifting, indicado para tonificar a pele e a musculatura do rosto por meio de princípios ativos do colágeno marinho, além de massagem ayurveda e uso de pedras quentes facial, entre outros.

 

Massagem ayurveda, feita com óleos essencias,
uma das opções do Amanary
(foto: divulgação)
Também tem opções como a Shirodhara, feita com a aplicação de um fio de óleo sobre a testa, que acalma o sistema nervoso e equilibra os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Outro benefício do empreendimento é a possibilidade das massagens serem feitas no apartamento, neste caso realizadas somente por terapeutas com o mesmo sexo do hóspede.
 

Cama em uma das salas de massagens …
(foto: Thais Medina)

 
…e duas opções de tratamentos
(fotos: divulgação)

Em relação ao crescimento do mercado de spas, a executiva afirma não ter dúvidas sobre o potencial deste nicho. “Nos próximos três anos a rede abrirá mais de 40 spas ao redor do mundo. Além disso, vemos muitos estabelecimentos de grande porte sendo inaugurados em São Paulo. Durante o período de um mês e quarenta dias que fechamos para uma renovação do espaço – orçada em cerca de R$ 1,5 milhão -, recebemos diversas reclamações por parte dos hóspedes, principalmente de alguns que até deixaram o empreendimento por este não oferecer o serviço. Isso ajuda a confirmar a atividade como fator decisivo na escolha do empreendimento, além de uma ferramenta importante no processo de fidelização do cliente”, informa Ana.
 

Sala Thai, que conta com detalhes na decoração … 
(fotos: Thais Medina)
 

…como a xícara de chá e o bule


Sobre o panorama futuro e as novas tendências para este segmento ela aponta características mais sensoriais aos tratamentos. “Os serviços que estão em alta são aqueles realizados com as mãos, feitos com um maior contato corporal. O grande foco é trabalhar a parte sensorial dos hóspedes, proporcionando sessões cada vez mais personalizadas e relaxantes. O uso de aparelhos automáticos está diminuindo”, completa.

Elegância provençal na Bahia
O Transamérica Ilha de Comandatuba, localizado na Bahia, garante o conforto de seus hóspedes por meio do Spa L’Occitane, que oferece seis salas de banho, outras seis para tratamentos secos e mais de 35 serviços. Entre eles estão rituais relaxantes, que combinam tratamentos corporais e faciais objetivando uma sensação de bem estar, e o repouso ao golfista, desenvolvido para relaxar a musculatura e ativar a mente dos praticantes do esporte. Ainda há áreas para descanso e piscinas externas, com serviço de hidromassagem e caminho de pedras.

Fachada do Spa L’Occitane, no Transamérica Ilha de Comandatuba
(foto: Thais Medina)
“O Spa L’Occitane inspirou-se na identidade e na história dos produtos da marca. Os elementos, as cores, as texturas e os objetos foram especialmente escolhidos para recriar o clima único da Provença. Nele, o cliente encontra um ambiente confortável, tranqüilo e elegante. Além disso, desfruta da qualidade dos produtos e rituais de tratamentos exclusivos, preparados com ingredientes naturais”, explica Silvia Gambin, diretora da L’Occitane do Brasil.


Silvia Gambin, diretora da L’Occitane do Brasil
(foto: divulgação)
Como nova tendência, a executiva destaca a utilização de produtos de comunidades vizinhas. “A decoração visa valorizar artistas locais, mantendo a história da região. Com isso, oferecemos rituais de beleza com lama, na qual o terapeuta aplica a substância por todo o corpo do cliente, proporcionando uma esfoliação natural rica em enxofre, que também tem propriedades hidratantes, e usamos lascas de coco, recomendadas para aqueles que desejam um bronzeado uniforme”, explica.

Vista externa do spa
(fotos: Thais Medina)
 

No detalhe o caminho de pedras

Estante com os produtos da marca

Espaço para massagens


Banho de espuma

Silvia encerra abordando a importância dos spas para os hotéis, mercado o qual acredita estar em constante crescimento. “Hoje o spa representa mais que um espaço para uma massagem. É um ambiente projetado para exclusivos momentos de revitalização corporal e mental. Na hora de escolher um hotel, muitos turistas levam em conta a estrutura de seu spa e não só as opções de lazer oferecidas. Para o futuro do mercado, acredito em alta expansão, com tratamentos cada vez mais exclusivos e serviços de alta excelência”, finaliza.

Saúde pela água do mar
Situado no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia, o Thalasso Spa, especializado no tratamento homônimo, feito com água do mar, possui área construída de 4.325 m². No espaço Orquídea, formado por 12 cabines, são oferecidos serviços de estética facial e corporal como hidratação, remodelação e opção específica para pele masculina.


Recepção do Thalasso Spa
(fotos: divulgação)
“Nossos hóspedes, muitas vezes, são pessoas que saem de grandes centros urbanos em busca de relaxamento. As massagens para aliviar as tensões do dia-a-dia do trabalho sempre foram bastante requisitadas. Avaliando as necessidades de nossos clientes, fomos incrementando o leque de serviços sempre visando seu bem estar”, revela Andrea Machado, gerente do estabelecimento.


Andrea Machado, gerente do Thalasso Spa
Outro espaço do local é o Iemanjá, onde são feitos os tratamentos de talassoterapia, nos quais a água salgada é bombeada para um reservatório, filtrada e aquecida a 37º. Após o procedimento é utilizada em banheiras para imersão, vichy e jet shower e opções de envolvimentos. Além desta área, o spa ainda conta com fitness center e salão de beleza.


Uma das banheiras do local
De acordo com Andrea, o mercado está aquecido, registrando alta em relação a 2007. “No útimo ano a atividade apresentou crescimento de 45% no Brasil, com faturamento 25% maior que no ano anterior, valor estimado em R$ 250 milhões segundo a Ispa (Associação Internacional de Spas)”, informa.


No detalhe, cumbuca com pétalas
Por fim, a executiva fala sobre os destaques de seu empreendimento. “Os hóspedes do Tivoli Ecoresort Praia do Forte podem encontrar um santuário de paz e relaxamento em meio ao litoral baiano, com todo o profissionalismo da nossa equipe, sem deixar de lado a simpatia tão característica do povo local. Além disso, oferecemos tratamentos diferenciados como o Flash Lihas, que suaviza rugas de expressão com um efeito de lifting instantâneo, além da máscara de dendê e Thalasso Spa com água de coco”, encerra.

Ambiente sustentável
Inaugurado junto ao Hotel Santa Teresa, localizado no Rio de Janeiro, e orçado em R$ 12 milhões, o Le Spa opera por meio de uma parceria entre o empreendimento e a Natura. Possui dois ofurôs, sauna a vapor, espaço para descanso e quatro salas de massagens, nas quais são oferecidas terapias faciais, corporais, máscaras, banhos, além da massagem Le Spa Anti-Stress Tridimensional, que combina massoterapia, drenagem linfática, terapias energéticas e aromatizantes.
 

Área de descanso do Le Spa
(foto: divulgação)

“O Le Spa é um produto para o consumidor que aprecia um ambiente exclusivo e procura as mais avançadas técnicas de terapias, aliadas a produtos de qualidade reconhecida. São 300 m² de formas orgânicas em um espaço sofisticado com garantia de serviço de excelência”, afirma Tiago Carneiro de Almeida, gerente de Marketing do hotel.
 
Tiago Carneiro de Almeida, gerente de
Marketing do empreendimento
(foto: divulgação)

Aberto aos hóspedes e passantes, o estabelecimento permite aos clientes usufruírem dos serviços separadamente ou pelo day spa, que prevê um dia inteiro de atividades relaxantes e cuidados com a beleza.


Um dos ofurôs do estabelecimento
(foto: divulgação)


Outro ambiente do spa
(foto: divulgação)

A respeito do mercado de spas para hotéis, Almeida comenta que se trata de um segmento promissor. “Existe uma crescente exigência por produtos como do tipo em hotéis de luxo, agregando valor ao empreendimento e incrementando o rol de serviços oferecidos aos clientes. No futuro, vejo como tendências ambientes que utilizem materiais naturais com formas orgânicas, proporcionando circulação de energia e momentos de bem estar, além de trabalhos com produtos de beleza de marca originais e orientados ao meio ambiente”, projeta.


Capacitação
Em vista do crescimento contínuo do mercado, o Senac São Paulo desenvolveu um curso de capacitação em Administração de spas, que será ministrado por Fernando Rodman, do Salon & Spa Club.

“O curso será dividido em quatro módulos: financeiro, RH, marketing e operação. O objetivo é qualificar o profissional para atuar nesse novo segmento de mercado, habilitando-o a criar, promover, gerir e operar um estabelecimento dedicado às necessidades do cliente e buscando oferecer um atendimento personalizado”, explica Thais Carvalho Lisboa, gerente de Desenvolvimento do Senac-SP.

A atividades vão acontecer nas unidades de Santana, entre 3 de novembro e 21 de janeiro, Francisco Matarazzo, de 3 a 28 de novembro, ambas na capital, e no Centro Universitário de Águas de São Pedro, entre 30 de outubro e 28 de novembro.

Os interessados podem se inscrever pelo site da universidade (www.sp.senac.br).

 
Márcia Harumi Miyazaki e Thaís Carvalho Lisboa,
ambas da gerência de Desenvolvimento do Senac-SP
 
Consultoria em spa
Uma das provas do crescimento da demanda por tratamentos de spa é o aumento de consultoras, que ajudam os gestores hoteleiros na implantação deste benefício em seus empreendimentos. É o caso do Spa Consulting, dirigido por Vânia Emiliozzi, que teve um espaço dentro da Nova Equipotel 2008 para expor seus métodos e propor um circuito de tratamentos. A premissa do local foi mostrar que mesmo em uma área reduzida é possível oferecer terapias efetivas, desde que contem com profissionais qualificados e um ambiente propício.


Vânia Emiliozzi, diretora da Spa Consulting
(fotos: Fernando Chirotto)

“Durante os nossos sete anos de atuação sempre buscamos entender o foco do cliente, podendo assim dar um upgrade e agregar outros benefícios aos espaços. Na hora de escolher um empreendimento muitos hóspedes se baseiam nos serviços de spa, os quais acredito que, no futuro, serão tão importantes quanto a gastronomia ou atendimento”, afirma Vânia.
 

Vista do Spa Consulting, que foi exposto dentro do
Spa Vivo, na
Nova Equipotel 2008

  Detalhes na decoração do espaço…


…que contou com dois ambientes


No detalhe, a réplica de uma escultura oriental

Ela ainda ressalta que, no exterior, a cultura de tratamento em spas se mostra mais desenvolvida que no Brasil, onde acredita que o conceito já foi muito deturpado. “Executivos de outros países dão extrema importância aos cuidados pessoais, o que serve de exemplo para os brasileiros. Entretanto, vejo que este nicho de mercado tem crescido cada vez mais no país”, conta.

Por meio de um circuito embasado em um conceito hídrico, apresentou o Dermalife, aparelho multifuncional que oferece vaporização, aromaterapia e cromoterapia – ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico e energético -, entre outras.

A cápsula multifuncional Dermalife

Como novas tendências de tratamento, destaca as práticas multisensoriais, nas quais são despertadas diversas percepções do cliente. “Estimulamos a audição com músicas relaxantes, a visão com uma decoração específica, o olfato com aromas, tato com massagens e o paladar por meio de chás terapêuticos, tudo em sessões de uma hora. O resultado é uma completa renovação no corpo e na mente”, explica.


No detalhe, o explicativo do circuito

Ao ser questionada sobre os lucros gerados pelos investimentos em spas, afirma que “em cerca de um ano o investimento é sanado e, em muitos casos, os proprietários conseguem altas na receita durante este período”.

 
Fornecedores
Além do espaço dedicado para a consultoria, o 3º Equip Spa&Welness, que ocupou 850 m² da Nova Equipotel 2008, trouxe diversos fornecedores que apresentaram novidades durante os dias de feira. Foram expostos materiais para decoração, cosméticos, aparelhos e enxovais, entre muitos outros produtos.
 
Decoração com responsabilidade ambiental
Com peças decorativas feitas à base de papel machê reciclado, fibras naturais e bambu, a Fragmentum junta a beleza das formas orientais com o conceito de produção sustentável. Entre suas principais peças estão os bonsais, pequenas árvores que podem ser utilizadas para transmitir um clima de aconchego e relaxamento ao ambiente.


Árvore feita com material reciclado
“A linha foi criada com o conceito de que o hóspede pode se deparar com uma árvore estando dentro do hotel, o que promove uma maior sensação de contato com a natureza”, explana Denise Starling, diretora-proprietária da empresa.
 
 
Lustre e esculturas com leds
A empresa ainda oferece opções para a iluminação dos espaços, como lustres e esculturas com lâmpadas e leds.

Terapia com ozônio

A banheira Angevan Ozonomatic, criada pela Angevan Design, chega ao mercado oferecendo um tratamento feito por gás ozônio, utilizado em sessões de hidromassagem para relaxar e melhorar a saúde dos hóspedes.
 
“O ozônio produz microradiação de ultravioleta que lhe confere propriedades anti-estress, tonificando a pele e agindo como bactericida e fungicida, e oxigena o corpo por completo, melhorando o metabolismo e a circulação sangüínea ao aumentar a reprodução de células”, explica João Bentes, do departamento de vendas da empresa.


Banheira Angevan Ozonomatic

De acordo com o executivo, a prática freqüente da terapia com ozônio ajuda a prevenir doenças como reumatismo, artose, osteoporose, hipo e hipertensão e varizes.

100% natural
Utilizando apenas produtos 100% naturais como óleos vegetais – não derivados de petróleo e nem de qualquer tipo de animais -, a Vyvedas Nature’s Spirit visa oferecer um tratamento efetivo e mais saudável aos seus clientes.

 

Vitrine da Vyvedas Nature’s Spirit
 
“Um de nosso diferenciais é não possuir produtos com parabenos – utilizados como conservantes antimicrobianos -, que foram apontados como cancerígenos por médicos especialistas. Substituímos por substâncias naturais que cumprem a mesma função”, revela Mariana Ribeiro Soares, do departamento de vendas da empresa.
 

No detalhe, alguns produtos da Vyvedas
Entre os principais produtos, utilizados pelo Renaissance Spa, estão sabonetes líquidos com propriedades relaxantes feitos à base de amêndoas, hidratantes corporais e a geléia esfoliante, produzida com sementes de nozes óleo de castanha do pará.

“Focamos em produtos aromaterápicos, buscando promover o bem estar e a cura do estress pelo olfato do cliente”, completa a executiva.

Banho multi-uso
Para os que preferem a praticidade dos equipamentos, a Pretty Spa traz a Cabine Dream, espaço para banho feito de inox e vidro que oferece jatos massageadores, sauna úmida, higienização com ozônio e entrada externa para CD e DVD, além de opções de rádio nas freqüências AM e FM.

 
 
Cabine Dream em dois tempos
“Lançamos esta novidade para oferecer diversos tratamentos em um só produto, fazendo com que o cliente disponha de várias opções na hora do banho”, disse Fábio Nunes, consultor da Pretty Spa.

Enxoval egípcio
A Art Brasil Tecidos aposta em sua matéria-prima como grande diferencial de seus produtos. Utilizando algodão egípcio na confecção de jogos de banho e cama, a empresa apresenta suas novas linhas para fornecer aos hotéis, spas e clínicas de estética.

 

Jogo de cama feito com algodão egípcio
“Os tecidos egípcios se destacam por sua facilidade de absorção, suavidade e resistência, proporcionada pelas fibras feitas com algodão cultivado de forma orgânica e colhido a mão. Além disso, não irrita os clientes que possuem alergia ou sensibilidade na pele”, conta Regina Castro, diretora comercial da fabricante.

Serviço
www.abcspas.com.br
www.angevan.com.br
www.artbrasiltecidos.com.br
www.casagrandehotel.com.br
www.fragmentum.com.br
www.mantraresort.com
www.marriott.com
www.prettyspa.com.br
www.santateresahotel.com
saopaulo.grand.hyatt.com.br
www.serranoresort.com.br
www.shishindo.com.br
www.tivolihotels.com
www.transamerica.com.br
www.vyvedas.com.br