Plantiu de mudas na Serra da Canastra para o programa Plant for the Planet
(foto: divulgação/Kasane)

Pensando em ações positivas para conter o consumo exacerbado dos recursos naturais, o Mercure Goiânia desenvolve uma série de ações voltadas tanto para seu público externo como interno. O hotel já financiou o plantio de aproximadamente mil árvores e, agora, está substituindo mais de 3,6 mil lâmpadas convencionais por LED, ações que além de gerar economia contribuem para a preservação do meio ambiente.

De acordo com Geraldo Oliveira, gerente geral do hotel, a expectativa é de que a ação de eficiência energética propicie uma economia de 20% ao ano para o hotel com a substituição de 3.660 lâmpadas. ‘’No período de seis a oito meses vamos recuperar o investimento feito na iluminação de LED‘’, afirma.

A iniciativa faz parte das metas globais do programa de desenvolvimento sustentável da AccorHotels, o Planet 21, que tem 76 compromissos, grande parte deles com foco no meio ambiente. As ações estão estruturadas em seis pilares, dos quais quatro com foco nos principais públicos dos hoteis: colaboradores, hóspedes, parceiros e comunidades locais ; além de dois itens estratégicos: alimentos e bebidas e construções. 

De 2011 a 2015, o consumo de água por empreendimentos da rede foi reduzido em aproximadamente 9%, o consumo de energia em 5,3% e as emissões de carbono em 6,2%. Até 2020, a meta é reduzir em 30% o desperdício de comida, ter baixa emissão de carbono nas novas construções e reformas e desenvolver mil hortas urbanas nos hotéis.

O Mercure Goiânia também integra o programa da AccorHotels Plant for the Planet, que desde 2009 já financiou o plantio de cerca de 500 mil mudas na Serra da Canastra, em Minas Gerais, em parceria com a ONG Nordesta. A ação consiste em, por meio de mensagem colocada nos banheiros de cada suíte, propor aos hóspedes reutilizarem as toalhas de banho. A rede se compromete a reverter metade do valor economizado em lavanderia para o financiamento do plantio das árvores. 

“Desde o início da participação do Mercure Goiânia no Plant for the Planet, em 2013, foi poupada a quantia de R$ 8,3 mil, que proporcionou o plantio de 920 árvores”, relata Maurício Piona, coordenador de hospedagem da unidade.

Serviço
www.accorhotels.com