A representação baiana da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) divulgou alguns números relativos à perfomance dos meios de hospedagem de Salvador durante o mês de julho. O desempenho foi de melhora em relação aos último meses. Segundo informou a organização, a ocupação média dos hotéis da cidade foi de 56,85% ao longo do período. A diária média no destino ficou em R$ 215,76 e o RevPar – receita por apartamento disponível – chegou a R$ 122,66.

As férias escolares de julho da região sudeste e de países da América do Sul são apontadas como a maior causa para o resultado que foi 17 pontos porcentuais superior ao anotado em junho. Na coparação com o mesmo período no ano anterior também verifica-se melhora. Em julho de 2016 o índice de ocupação foi de 49,4%.

Das quatro regiões hoteleiros da cidade coube aos que abrigam os hotéis voltados ao turismo de lazer e praia os melhores desempenhos (Itapuã/Stella Maris, seguido por Barra/Rio Vermelho). 

"Com o fim das férias escolares a hotelaria da capital volta a mostrar sinais de dificuldade decorrente, dentre outros aspectos, do fechamento do único centro de convenções de grande porte da cidade. Por outro lado, a rede hoteleira vem desenvolvendo campanha de divulgação do destino Salvador, em parceria com a prefeitura, junto aos principais mercados emissores, o que espera-se renderá frutos a partir do final deste segundo semestre; a divulgação antecipada do calendário de festas como o Réveillon na Boca do Rio e a Maratona Internacional, a privatização do aeroporto, os shows de estrelas internacionais e o início das obras de requalificação da orla na Costa de Itapuã, acendem esperanças de reversão do quadro. Há muito o que fazer e por isso temos que começar logo: no turismo, os resultados demoram a acontecer. É preciso ter continuidade e persistência", pondera Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA .

* Foto de capa: Pixabay/joelfotos