Maluf, presidente da Springs Editora, e Rojer

Curaçao começa a ser desvendada, aos poucos, pelos brasileiros. Dados do CTB (Curaçao Tourism Board) mostram que o destino pretende receber 15 mil visitantes nacionais em 2018. Ao fim do primeiro quadrimestre, 26% dessa meta já havia sido alcançada. Para 2019, o objetivo é mais agressivo: 25 mil viajantes canarinhos.

Os números foram apresentados hoje (20), durante roadshow realizado pelo CTB, em São Paulo. André Rojer, gerente de Marketing para a América do Sul do CTB, destacou no encontro que mercado brasileiro é de grande interesse para Curaçao. “Nosso trabalho prevê aumento do fluxo de turistas brasileiros durante todo o ano. Hoje, a maioria das visitas acontece entre dezembro e fevereiro", revelou.

O executivo destacou um dos principais motivos para o interesse no público brasileiro. Segundo Rojer, o turista nacional gasta bastante quando visita o país caribenho, registrando uma média diária de US$ 250,24.

Curaçao: mais números

O levantamento traçou também o perfil dos turistas que visitam o destino. No geral, pessoas de 25 a 44 anos formam a maior parte do público (47%). Além disso, o principal mercado é o europeu, com 52% dos visitantes. América do Norte (20%), América do Sul (19%) e Caribe (7) completam a lista dos principais países emissores. Dos que chegam ao país insular, 91% viajam a lazer.

Em termos de voos, a expectativa é que o número bata 97 mil chegadas até o fim do ano. Até abril, registra-se um total de 3.783 pousos. Segundo o CTB, a tendência nesse indicador é de expansão, visto que as principais companhias aéreas que operam no país elevam a oferta de frequência para o destino.

A Avianca, por exemplo, faz 11 voos semanais, operando às sexta-feiras, sábado, domingo e segunda-feiras, com conexão em Bogotá, na Colômbia. A Copa Airlines parte da Cidade do Panamá com voos diários, enquanto a American Airlines aterrissa duas vezes na ilha todos os dias. "O foco é negociar mais voos, dessa vez a partir do Brasil", ressalta Rojer.

Curaçao: o país

Curaçao é uma ilha com território tamanho semelhante de Florianópolis. O destino oferece mais de 40 praias, além de atrações culturais e naturais. Um dos destaques são as opções de esportes aquáticos, com mais de 60 pontos de mergulho em águas cristalinas e excelente visibilidade.

Devido a diversidade cultural do país, os cidadãos possuem três idiomas oficiais: inglês, neerlandês e papiamento. A última, cuja origem vem do período da escravatura, foi criada para que os escravos se comunicassem entre si, sem que brancos entendessem. Curaçao é um país constituinte dos Países Baixos.

(*) Crédito da foto interna: Lucas Kina/Hotelier News

(**) Crédito da foto na capa: Maria Michelle/Pixabay