STR - México Q1 2019Cancún teve desempenho positivo, apesar do resultado geral ruim

Se o Rio de Janeiro foi destaque na América do Sul, a hotelaria mexicana não teve a mesma sorte no primeiro trimestre. Dados da STR mostram que o mercado local apresentou redução nos três principais indicadores do setor. A ocupação, por exemplo, foi a mais baixa para o período analisado desde 2013.

A queda na ocupação foi resultado do crescimento de 2,3% na oferta (inventário existente). A RCD Hotels, por exemplo, abriu oficialmente o Nobu Hotels Los Cabos, no extremo sul da península de Baja, em Los Cabos. Com 200 habitações, o resort conta com salas de reuniões, spa e serviço de praia.

A oferta superou bastante a demanda, que caiu 2,7% no primeiro trimestre desse ano. Segundo analistas da STR, a decisão do governo local de desmobilizar o Conselho de Turismo, associado a questões de segurança, está impactando a performance local. A base de comparação dos dados é anual. 

No geral, a ocupação recuou 4,9% no primeiro trimestre frente igual período de 2018, para 61,9%. Já a diária média cedeu 2,4% na mesma base de comparação, para 2.554,40 pesos. Em, decorrência da performance ruim nos dois indicadores, o RevPar caiu 7,2%, para 1.582,40 pesos.

STR: análise regional

O Nordeste do país teve o melhor desempenho no primeiro trimestre. No período, sempre na comparação anual, a região registrou a maior alta em diária média (+5,1%, para 1.328,38 pesos) e, consequentemente, mais alta expansão em RevPar (+2,7%, para 821,83 pesos). 

Região que engloba destinos conhecidos como Cancún e Playa del Carmen, a região Sul apresentou a única alta em ocupação (+1,3%, para 51%). Além disso, registrou alta de 2,5% no RevPar, que fechou o primeiro trimestre a 567,11 pesos.

A praça que teve o pior desempenho foi o Noroeste do México, que teve quedas de dois dígitos em dois indicadores. A região, que engloba a Baja Califórnia e Sinaloa, registrou recuo de 12% (para 56,6%) e 13% (para 1.783,00) na ocupação e RevPar, respectivamente.

(*) Crédito das fotos: Joseph Barrientos/Unsplash