mgm- massacreCrime aconteceu no hotel Mandalay Bay, em outubro de 2017

MGM Resorts International pagará até US $ 800 milhões em um acordo com as vítimas do massacre de 2017 em Las Vegas. O tiroteio, que deixou 58 mortos e mais de 500 feridos, foi o maior e mais mortífero da história moderna dos EUA.Um advogado de uma das vítimas disse que o acordo varia de US $ 735 a US $ 800 milhões e resolverá "substancialmente todos" os processos movidos contra a rede de hotéis.

A princípio, a empresa tentou se livrar do pagamento às vítimas de acordo com uma lei federal aprovada após o 11 de setembro, conhecida como Lei de Segurança. A MGM alegou que a Lei de Segurança a liberou de responsabilidade no tiroteio, porque era um "ato de terrorismo" nos termos da lei.

A rede contra-atacou mil pessoas que entraram com ações judiciais contra ela, atraindo críticas intensas. Sua estratégia era levar os casos a um tribunal federal, que poderia declarar que a MGM não era responsável pelo tiroteio.

As dicas do acordo chegaram em maio, quando a rede disse que estava em mediação com os queixosos.“Embora não possamos eliminar as cicatrizes físicas e emocionais sofridas pelas milhares de pessoas afetadas por esse trágico evento, esperamos que esta resolução forneça uma sensação de fechamento aos nossos clientes. Nesta era de tiroteios em massa, esse acordo envia uma forte mensagem ao setor de hospitalidade de que todas as medidas necessárias para evitar tiroteios em massa devem ser tomadas ”, disse Mo Aziz, advogado que representa 1,3 mil das vítimas, em comunicado à Forbes .

MGM: o caso

Em outubro de 2017, Stephen Paddock abriu fogo em um festival de música country no 32º andar do resort e cassino Mandalay Bay em Las Vegas. Depois disso, as vítimas entraram com ações alegando que a MGM foi negligente ao permitir que o Paddock estocasse armas de fogo e centenas de cartuchos de munição em um de seus quartos de hotel. O FBI não conseguiu determinar o motivo de Paddock e encerrou sua investigação em janeiro.

Após o crime, hotéis em Las Vegas reforçaram a segurança no acesso às suas dependências como revisão de bagagens e uso de detector de metais.

(*) Crédito da foto: Joh Loche/AP Photo