O Ministério do Turismo lança, esta semana, um aplicativo com dicas de roteiros turísticos pelo Brasil. Batizada Passaporte Verde, a ferramenta integra o programa de mesmo nome realizado em parceria com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), e oferece ao usuário a possibilidade de escolher destinos que prezam por práticas de turismo sustentável.

Entre as dicas de passeios estão conhecer Recife de bicicleta e se aventurar por trilhas e cachoeiras em um parque estadual do Rio de Janeiro. Os destinos são georreferenciados, de modo que o turista pode consultar atrações e montar seu próprio passeio. Os roteiros sugeridos incluem as cidades-sede e seus entornos, têm duração de meio período a três dias.

Há ainda dicas sobre como economizar na bagagem, preparar uma mala mais leve e versátil, ,evitar o desperdício de água e energia em meios de hospedagem e como agir para gerar menos lixo e destiná-lo de forma consciente. 

As informações estão disponíveis em português e inglês e já podem ser baixadas gratuitamente nas plataformas iOS ou Android.

Serviço
www.passaporteverde.org.br
www.turismo.gov.br