(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro -, o Ministério do Turismo lança uma nova ferramenta voltada para este segmento: o aplicativo Turismo Acessível. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência de República e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

O aplicativo, que pode ser utilizado em smartphones e tablets, está disponível na App Store, Google Play e na loja do Windows Phone. Ele é uma extensão do site colaborativo www.turismoacessivel.gov.br, que avalia a acessibilidade de atrações turísticas em todo o Brasil. 

Meios de hospedagem, restaurantes, espaços de evento e lazer, lojas e demais áreas de compras, museus e atrativos históricos, parques, zoológicos e praias, além de serviços turísticos, recebem pontos e comentários sobre sua estrutura. 

É possível também buscar locais adaptados para diversos perfis de deficiência como auditiva, física/motora, visual ou mobilidade reduzida.

A iniciativa integra a programação governamental de celebração da data, que ainda contará com o lançamento do vídeo: Modos de CER – vídeo institucional sobre os Centros Especializados em Reabilitação (CER) do Ministério da Saúde.

Serviço
www.turismo.gov.br