Realizar cursos de aperfeiçoamento em renomadas instituições de ensino superior do Reino Unido, sem qualquer despesa de transporte, alimentação, hospedagem ou mensalidade. Esta é a oportunidade que mais de cem estudantes brasileiros de turismo e hospitalidade terão por meio do Programa de Qualificação Internacional do MTur (Ministério do Turismo), cuja seleção teve o resultado preliminar divulgado nesta terça-feira (12).

As vagas foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior públicas e privadas. Eles precisaram cumprir exigências como apresentar nota superior a 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovar proficiência em língua inglesa, além de terem cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.

Marx Beltrão, ministro do Turismo, lembra que o PQI é uma das formas de qualificar futuros profissionais do setor e aumentar as chances de inserção no mercado. "O PQI representa uma grande oportunidade de se aprimorar tanto em turismo quanto na língua inglesa. Esses jovens vão trazer a experiência do Reino Unido e aqui dividi-la com colegas, para que a gente tenha uma mão de obra cada vez mais qualificada e em condições de atender turistas no país", observa.

Os cursos, que serão realizados no próximo ano, terão um formato exclusivo para o PQI, com cerca de 11 semanas de duração e aulas teóricas e práticas. Trata-se de uma parceria junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), responsável pela implementação das bolsas, e a AoC (Association of Colleges) do Reino Unido, que vai alocar os alunos em universidades.

Candidatos não habilitados no processo têm prazo até 15/09 para a apresentação de recursos, que devem ser remetidos ao e-mail: [email protected].

* Crédito da foto na capa: divulgação/Ascom Setur